QUALIFICAÇÃO

Escola de Governo oferta curso voltado à gestão de finanças pessoais

Segunda-feira, 09 de outubro de 2023 | Publicado às 17h20

Qualificação tem como objetivo oferecer aos servidores conhecimento e ferramentas para administrar melhor sua vida financeira

A A

Qualificação irá abordar conceitos referentes a finanças pessoais e a importância de se fazer planejamento financeiro. | Crédito - Michell Miranda | Seplag-MT

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) está com inscrições abertas para o curso “Trilha de Aprendizagem: Gestão de Finanças Pessoais”. A qualificação será realizada na modalidade Ensino à Distância (EaD), pela plataforma Google Meet. Ao todo, serão ofertadas 100 vagas.

A qualificação será realizada no período de 6 semanas, sempre às terças-feiras, das 08h ao 12h, nos dias 24 e 31 de outubro, e nos dias 07, 14, 21 e 28 de novembro. Os interessados terão até o dia 19 de outubro para realizar a inscrição (clique aqui para se inscrever).

O curso possui carga horária de 24 horas e tem como público-alvo todos os servidores do Estado de Mato Grosso que buscam ferramentas para administrar melhor sua vida financeira.

A matriz curricular do curso será dividida em seis unidades, que abordarão a sociedade de consumo e cultura do endividamento no Brasil, inteligência emocional nas finanças, planejamento pessoal e familiar na pratica, técnicas de negociação, princípios de investimentos em renda fixa e princípios de investimento em renda variável.

Entre os objetivos específicos, o curso irá discorrer sobre a relação entre cultura e sociedade de consumo e como o consumismo impacta na vida financeira dos indivíduos; demonstrar conceitos referentes a finanças pessoais e a importância de se fazer planejamento financeiro.

Também fazem parte dos objetivos específicos a exposição de modelos e/ou ferramentas que possam auxiliar na resolução e prevenção de problemas financeiros, bem como alternativas de poupança e investimentos e apresentação de técnica de negociação como ferramenta para auxiliar na resolução de problemas financeiros adquiridos.

A qualificação será ministrada pelo gestor governamental e especialista em Administração Pública Vinicius de Carvalho Araújo, o agente do Serviço de Trânsito e especialista em Gestão de Pública Anderson Nunes de Carvalho Vieira, e pela analista do Serviço de Trânsito e especialista em Educação Financeira Veneranda Acosta.

O gestor governamental Vinicius de Carvalho, responsável pelo módulo voltado para negociação, destaca a importância de aprender a lidar com as finanças pessoais. “A trilha de finanças pessoais é importante pois apresenta aos servidores conceitos e ferramentas essenciais para a condução de qualquer tipo de negociação, o que permite que os alunos do curso aprendam a renegociar suas dívidas e ter um maior controle dos seus gastos”, afirma.

A fiscal estadual de Defesa Agropecuária e Florestal Rafaela Oliveira de Almeida, que participou da primeira turma do curso em abril deste ano, conta que a qualificação contribuiu para que ela conseguisse administrar melhor suas finanças. “O curso foi bastante proveitoso, pois consegui iniciar de forma mais segura a minha reserva de emergência, e era uma coisa que queria fazer há muito tempo, mas não sabia por onde começar", diz.

As inscrições são limitadas a 100 vagas.


Fonte: Thiago Novaes | Seplag-MT