ATUALIZAÇÃO NA IOMAT

Municípios podem aderir plataforma e publicar seus atos no Diário Oficial do Estado

Segunda-feira, 09 de outubro de 2023 | Publicado às 15h32

Mato Grosso é o segundo Estado do Brasil a aderir a nova configuração para publicações oficiais

A A

Mato Grosso é o segundo estado a aderir a este sistema. Crédito - Vitor Hugo Batista | Seplag-MT

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão atualizou o site da Imprensa Oficial de Mato Grosso, incluindo nova ferramenta que permitirá consulta direta ao diário oficial das prefeituras, por meio do site da Iomat. O acesso será possível após as prefeituras aderirem à nova plataforma. 

Com a adesão das prefeituras, ficará disponível no portal o botão "Diário dos Municípios", que permitirá que o usuário tenha acesso à imprensa oficial das prefeituras cadastradas no mesmo formato do Diário Oficial do Estado (DOE). Lá será possível visualizar todas publicações realizadas pelos municípios.

A função faz parte do pacote de atualizações que a nova plataforma "Iomat.Net Multidiários" disponibiliza em seu site. Mato Grosso é o segundo Estado do Brasil a aderir a nova configuração para publicações oficiais, após a Bahia.

“Estamos oportunizando às prefeituras do nosso Estado a possuir seu próprio Diário Oficial Municipal, sem precisar desenvolver uma plataforma. Elas usarão a mesma plataforma do Estado”, declarou o Superintendente da Iomat, Roberto Sarto.

De acordo com Sarto, esta também é uma maneira do Estado concentrar as informações dos atos municipais em um só local, com perenidade, legitimidade, legalidade e tornando o acesso à informação mais fácil e dinâmico.

Diário Oficial de Mato Grosso

Com mais de 180 anos, o Diário Oficial de Mato Grosso é o segundo mais antigo do Brasil. No entanto, o órgão busca sempre inovar no serviço prestado à população. Em 2008, o DOE passou a circular exclusivamente por meios eletrônicos. Atualmente, também pode ser acessado pelo aplicativo Iomat, disponível na App Store e no Google Play para baixar.

Por meio do aplicativo, a população tem acesso às informações relacionadas às leis, decretos, atos, licitações, orçamentos públicos, nomeações e exonerações, cumprindo com o princípio da publicidade na administração pública.

O Diário Oficial Eletrônico do Estado de Mato Grosso tem por missão tornar pública todas as matérias no âmbito administrativo do Executivo, Legislativo e Judiciário, demonstrando transparência.

Sob supervisão de D'Laila Borges


Fonte: Jorge Amorim | Seplag-MT