CULTURA E TURISMO

Caravana Cururu e Siriri inicia visita aos grupos tradicionais da Baixada

Segunda-feira, 04 de junho de 2012 | Publicado às 19h32

Começou na última semana mais uma etapa da “Caravana Cururu e Siriri”, onde membros da Federação Mato-grossense das Associações e Grupos de Cururu e Siriri junto com o Pontão da Viola de Cocho visitam os quintais dos grupos tradicionais.

A A

Começou na última semana mais uma etapa da “Caravana Cururu e Siriri”, onde membros da Federação Mato-grossense das Associações e Grupos de Cururu e Siriri junto com o Pontão da Viola de Cocho visitam os quintais dos grupos tradicionais da Baixada Cuiabana. A iniciativa faz parte dos preparativos para o 11º Festival de Cururu e Siriri, que acontecerá em setembro.

Na sexta-feira (01.06), quatro grupos de siriri de Santo Antônio de Leverger receberam a visita da caravana. O primeiro a ser visitado foi o grupo infantil Girassol. Na sequência, o grupo Alecrim do Campo recebeu a Caravana, que também esteve com os integrantes do Bico de Prata e Vitória Régia do Pantanal. No dia  02, os grupos visitados foram o Renovação Infantil e Jovem, Melhor Idade, Flor de Laranjeira, Flor do Pantanal e Renascer do Valo Verde.

Na oportunidade, os membros da Federação orientaram os dançarinos e coordenadores sobre os quesitos avaliados nas seletivas dos polos para o Festival. “Após essas visitas aos
quintais de siriri, estaremos realizando as seletivas a partir do dia 15 de junho. No Festival, são selecionados 20 grupos adultos, sendo dois por cada polo e os outros 12 por índice técnico”, explicou a presidente da Federação Mato-grossense das Associações e Siriri de Cururu e Siriri e Coordenadora do Pontão da Viola de Cocho, Terezinha Quilombola.

Em Mato Grosso existem 48 grupos de siriri e oito associações de cururu. Dentro dos preparativos do Festival, a Federação ofereceu o Seminário de Cururu e Siriri no mês passado. Agora, segue com as visitas aos quintais e, na sequência, iniciam as seletivas. “Para participar do Festival, o grupo tem que ser registrado em cartório, possuir CNPJ e estar filiado a Federação, no mínimo há dois anos. Além do que, é imprescindível ter participado do seminário”, afirmou Terezinha.

A caravana ainda visitará os grupos de siriri de Nobres, Tangará da Serra, Nova Mutum, Cáceres, Barão de Melgaço, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Mimoso,São Pedro de Joselândia, Cuiabá e Chapada dos Guimarães.

Mais Informações:

Tel. 8111-6777


Fonte: SANDRA COSTA-Assessoria/Federação de Cururu e Siriri