SAÚDE

SES inicia ação do Fumacê em Várzea Grande e Cuiabá

Segunda-feira, 28 de maio de 2012 | Publicado às 20h41

A A

Para manter o alerta da população e eliminar o vetor Aedes aegypti, mais uma ação será desenvolvida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) em parceria com os municípios de Cuiabá e Várzea Grande. A aplicação do UBV pesado — mais conhecido com fumacê. A ação terá início nesta segunda-feira (28.05) no município de Várzea Grande e posteriormente no município de Cuiabá.

Segundo o Superintendente de Vigilância em Saúde do Estado, Oberdan Lira, o fumacê não passará por todos os bairros. As avaliações para contemplar os bairros foram feitas com base em critérios como: incidência de números de casos de dengue notificados, densidade populacional, número de imóveis e recente limpeza urbana com foco na eliminação dos criadouros. “O mapeamento foi feito em conjunto com as prefeituras e com base nos estudos epidemiológicos da regiões das cidades. Serão três ciclos de sete dias em cada bairro com intervalos de dois dias. A estimativa é de 45 dias em cada bairro levando em consideração as condições climáticas - chuva ou vento - que pode influenciar no tempo de um ciclo para outro”, explicou Oberdan Lira.

A medida é mais uma ação que pretende diminuir as possibilidades de proliferação do mosquito da dengue. Para fazer o trabalho, a SES disponibilizará cinco caminhonetes para cada município, além do apoio técnico e de pessoal. O Ministério da Saúde já disponibilizou o inseticida e a SES capacitou as equipes que farão o trabalho.

Houve a mudança no uso do inseticida, será utilizado o Malathion, por recomendação do Ministério da Saúde. Oberdan Lira explica que os estudos e monitoramento indicaram uma possível resistência do Aedes aegypti pelo outro inseticida utilizado anteriormente no Estado. A aplicação se dará das 17 horas às 22 horas.

Em Várzea Grande 44 bairros serão contemplados,com cobertura de 34.600 imóveis e 1.384 quarteirões: Cristo Rei Centro, Maringá II, Parque do Lago, Helio Ponce, Maringá I, Carrapicho, Santos Dumont, Joaquim Curvo, Ponte Nova, Jardim União, Bairro 31 de Março, Vila Vitória, COHAB Banheirinho, Maringá III, COHAB Cristo Rei, Jardim das Oliveiras, Cerca Aeroporto, São Gonçalo, Engordador, Altos Boa Vista, Uni park, COHAB Dom Bosco, Jardim Beira, COHAB 8 de Março, Princesa do Sol, Santa Clara, Santa Luzia, COHAB Dom Bosco, Chaves Ipanema, Lagoa do Jacaré, Construmat, Cristo Rei Bairro, Alameda, Ponte Velha, Vila Sadia, Vista Alegre, Manga, Vila Universia, Aurilia Sales Curvo, COHAB Jaime, Campos, Noise Curvo.

Em Cuiabá 19 bairros serão contemplados até o momento, com cobertura de 32 mil imóveis e 1.200 quarteirões: Parque Cuiabá, Tijucal, Lixeira, Porto, Pedra 90, Jardim Vitória, Parque Atalaia, Dom Aquino, Pedregal, Jardim Floriana, Novo Paraíso I e II, Colorado, Ribeirão do Lipa, Despraiado, Alto da Boa Vista, São Matheus, Praerinho e Vila Mariana.

Cuidados: A secretaria de Saúde lembra que quando passar o veículo do Fumacê Pesado é importante que a população deixe aberta as janelas e portas de seu domicílio para que as partículas da substância entrem na residência, em caso de contato com o inseticida lavar os olhos e o corpo com água e sabão imediatamente; em caso de reação de alergia cutânea ou vermelhidão e também tosse procurar uma unidade médica mais próxima, a água dos animais domésticos devem ser trocadas após a passagem do carro fumacê, alimentos e reservatórios de água devem permanecer tampados.


Fonte: CIDA CAPELASSI/ Assessoria SES/MT