EDUCAÇÃO

Vestibular da Unemat encerra-se com tranquilidade em 20 cidades do Estado

Segunda-feira, 28 de maio de 2012 | Publicado às 18h27

A A

O Vestibular 2012/2 da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) encerrou-se com tranquilidade, às 12h desta segunda-feira (28.05), em 20 cidades polos do Estado. Hoje os candidatos responderam questões sobre Química, História, Língua Portuguesa, Literatura e Redação.

O tema da redação neste semestre foi “O combate à corrupção na política”, no qual os concorrentes deviam defender os pontos de vista sobre iniciativas e apresentar propostas de participação efetiva do cidadão.

O gabarito preliminar das provas será divulgado nesta terça-feira (29 de maio), no endereço eletrônico www.unemat.br/vestibular. O candidato que desejar entrar com recurso terá dois dias úteis para fazê-lo, também pela internet.

A Diretoria de Gestão de Concursos e Vestibulares (Covest) informou que foi detectado equívoco em três questões da prova de Biologia, que teriam vindo em ordem alterada. “Esse tipo de equívoco ocorre, pois apenas duas pessoas têm acesso à versão final da prova. É uma forma de garantir a segurança do certame e impedir vazamento de informações. A comissão de vestibulares vai avaliar a necessidade de anulação dessas questões, para garantir a igualdade de condições aos candidatos”, explicou diretora da Covest, professora Ivanete Parzianello Carvalho. A definição será divulgada juntamente com o resultado preliminar, na terça-feira (29.05).

De acordo com dados preliminares, foram registrados 2.371 candidatos ausentes, 12 inclusos e 38 eliminados conforme critérios previstos em edital, tais como, ingressar em sala com relógio e celular. “Apesar de estar dentro da média nacional, gostaríamos de diminuir o número de faltosos, já que nos preparamos para receber a totalidade dos candidatos”, disse. Foram 16.805 candidatos inscritos, sendo 2.740 cotistas e 14.065 para ampla concorrência.

O resultado final do Vestibular vai ser publicado a partir do dia 13 de junho.

Vestibular - A Unemat oferece 2.680 vagas, sendo 25% reservadas ao sistema de cotas. Do total, 1.960 vagas são em 48 cursos regulares e 720 em turmas na modalidade a distância, por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Os cursos mais procurados foram Medicina em Cáceres (310,5 candidatos por vaga), Direito em Cáceres, (32 candidatos/vaga), Engenharia Civil em Sinop (30,07) e Pedagogia em Cáceres (14,9).

O vestibular ocorreu em 542 salas de aulas de 51 estabelecimentos de ensino, localizados em 20 cidades polos de todo o Estado. Os locais que concentraram maior número de candidatos para as provas foram Cáceres (3.695 candidatos), Cuiabá (3.205), Sinop (1.689) e Tangará da Serra (1.309).

Mais de 1.840 profissionais da Universidade do Estado de Mato Grosso e instituições parceiras trabalharam na realização, atuando como fiscais de corredor, coordenadores de sala, de estabelecimento e de polo.

A Unemat também buscou apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), que contribuiu para intensificar a segurança do Vestibular 2012/2. "As parceiras foram muito positivas e pretendemos ampliá-las para os próximos concursos e vestibulares", avaliou.


Fonte: DANIELLE TAVARES-Assessoria/Unemat