MEIO AMBIENTE

Recursos hídricos serão um dos temas abordados nos Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável

Sexta-feira, 18 de maio de 2012 | Publicado às 20h48

A A

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, será realizada entre 13 e 22 de junho de 2012, no Rio de Janeiro. Para o evento, o governo brasileiro, em articulação com o Secretariado das Nações Unidas, está organizando uma série de discussões intituladas “Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável”, subdividida em dez temáticas, uma delas voltada à Água, a ser realizada no dia 18 de junho no RioCentro.

Esses diálogos foram antecedidos por consultas amplas em uma plataforma on-line específica (
www.riodialogues.org). Os resultados dessas consultas deverão servir de subsídios para o Diálogo sobre Água, cujas conclusões serão levadas para as mesas redondas dos chefes de Estado e governos durante a negociação do documento final da Conferência.

Agora, após uma fase inicial de amplas discussões e comentários, a plataforma on-line entra na sua segunda fase. Desde a última quarta-feira (16.05), os facilitadores e os participantes podem apresentar recomendações para discussão e votação.

Este processo vai até 03 de junho, quando as recomendações que receberem mais apoio (máximo 10) serão transferidos para um local público para a votação pelo público em geral.

Essas recomendações, classificados pelo apoio recebido dentro da plataforma e pelos votos recebidos no site público, serão organizadas pelos facilitadores e apresentado aos membros do painel, nos Diálogos de Desenvolvimento Sustentável (Rio de Janeiro, 16-19 Junho de 2012), durante a Rio 20.

A partir deste conjunto de recomendações, três serão escolhidos por encaminhados diretamente aos chefes de Estado em reunião do Segmento de Alto Nível da Rio +20.

Para saber mais sobre o assunto basta acessar o link abaixo:

www.uncsd2012.org/rio20/content/documents/557How%20to%20join%20the%20Rio%2020%20Dialogues%20PORTUGUES%20_%20PORTUGUESE%20.pdf

RECURSOS HÍDRICOS - A água é uma questão transversal. Proteger o ambiente e os ecossistemas aquáticos têm impactos positivos sobre as atividades econômicas e sociais. Medidas adequadas de conservação ajudam a melhorar a vida da população, criam um ambiente propício ao desenvolvimento econômico saudável, que por sua vez, fornecem estabilidade social, aumentam os níveis de produção e introduzem novas tecnologias para enfrentar os desafios globais cada vez maiores e mais complexos.

A Rio +20 é o espaço adequado para discutir as relações entre a gestão eficaz desses recursos e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável e o alívio da pobreza, alavancando o desenvolvimento econômico ao mesmo tempo em que protege o meio ambiente.

Os temas focados nos Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável da Rio+20 - Água são segurança alimentar e nutricional; desenvolvimento sustentável para o combate à pobreza; desenvolvimento sustentável como resposta às crises econômica e financeira; energia sustentável para todos, a economia do desenvolvimento sustentável, incluindo padrões sustentáveis de produção e consumo; cidades sustentáveis e inovação e desemprego, trabalho decente e migrações. 

(Com informações da Abema)


Fonte: MARIA BARBANT- ASSESSORIA/SEMA-MT