CULTURA E TURISMO

Evento reúne Cururu e Siriri em São Gonçalo Beira-Rio nesta quinta-feira

Quinta-feira, 10 de maio de 2012 | Publicado às 18h29

A A

Os representantes de 30 Grupos de Cururu e Siriri de Mato Grosso, em torno de 100 pessoas, estarão a partir das 17 horas desta quinta-feira (10.05), participando da aula aberta realizada na comunidade São Gonçalo Beira Rio. A programação faz parte do Seminário Cururu e Siriri, realizado pelo Pontão Viola de Cocho e Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a Federação mato grossense de Cururu e Siriri e os grupos do estado. 

Na ocasião haverá a demonstração da dança, cujo objetivo é a troca de experiências entre os grupos e, principalmente, que os mais velhos possam mostrar aos novatos e ao público em geral as técnicas da dança. O Seminário Cururu e Siriri teve início na manhã desta quinta-feira, 10 de maio e segue até sexta-feira (11), com palestras. A intenção do Seminário é apresentar as ações do Pontão Viola de Cocho e também capacitar os grupos do Estado para a gestão cultural.

O evento conta com a presença de Tereza Paiva, representante do Iphan Nacional que palestrou sobre o Patrimônio Imaterial: Viola de Cocho e suas manifestações. A partir das 13 horas acontece a palestra Como transformar a dança do Siriri em produto sem perder a tradição e Cururu e Siriri X empreendorismo. Na sexta, a partir das 9h30 acontece a apresentação da cartilha de funcionamento da Federação de Cururu e Siriri, seguido do encerramento.


Fonte: ASSESSORIA SEC MT