AGRICULTURA

Curso de olericultura começa nesta quarta-feira para técnicos da Sedraf, Empaer e prefeituras.

Terça-feira, 08 de maio de 2012 | Publicado às 19h01

A A

Acontece nos dias 09 e 10 de maio (quarta e quinta-feira) o segundo módulo do Curso de Olericultura para técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e parceiros do Vale do Rio Cuiabá. O curso será ministrado pelo pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Flávio Fernandes Júnior, que abordará o manejo integrado de pragas, controle de doenças e nematóides, plantas invasoras e técnicas de aplicação de defensivos em hortaliças. A abertura do evento será às 8h30, em um hotel fazenda, localizado no km 70, município de Poconé (104 km ao Sul de Cuiabá).

O curso tem como objetivo fomentar e organizar a produção de Frutas, Legumes e Verduras (FLV’s) e garantir o funcionamento da Central de Comercialização da Agricultura Familiar, localizada em Várzea Grande. Com investimentos na ordem de R$ 3,6 milhões provenientes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), numa área de cinco hectares e três mil metros quadrados de área construída, produtores de 14 municípios, comercializam a produção de legumes, verduras e frutas. Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) e Empaer realizaram o levantamento em 792 propriedades rurais com 508 produtores, numa área de 1.351 hectares.

A capacitação contará com quatro módulos e serão instaladas oito Unidades Demonstrativas (UDs) para avaliação de cultivares. A proposta é produzir com tecnologia, promover a rentabilidade do produtor rural e reduzir o uso de agrotóxicos. Foi apresentado no primeiro módulo o uso dos solos, classificação física e características químicas, adubação orgânica com orientação aos técnicos sobre a interpretação dos dados da análise da terra a fim de detectar problemas nutricionais para aplicação de corretivos e adubos para o plantio.

O coordenador regional da Empaer, Vico Capistrano Alencar, fala que a capacitação atenderá técnicos da Empaer, Sedraf e prefeituras municipais. O segundo módulo contará com a participação de 60 técnicos. O encerramento do curso está previsto para as 17h30. Mais informações – (65) 3648 9282 – Empaer. 


Fonte: ROSANA PERSONA-Assessoria/Empaer-MT