SEGURANÇA PÚBLICA

Ministério da Justiça abre inscrições para o 25º ciclo da Rede de Ensino à Distância

Terça-feira, 08 de maio de 2012 | Publicado às 18h33

O Ministério da Justiça abre, a partir desta quinta-feira (10.05) até o dia 14 de maio, as inscrições para o 25º ciclo da Rede de Ensino a Distância (EAD).

A A

O Ministério da Justiça abre, a partir desta quinta-feira (10.05) até o dia 14 de maio, as inscrições para o 25º ciclo da Rede de Ensino a Distância (EAD). Serão ofertadas 200 mil vagas a serem preenchidas em duas etapas. A primeira nos dias 10 a 12 de maio e a segunda nos dias 13 e 14 de maio.

Na primeira etapa do 25º ciclo, os alunos poderão se inscrever em apenas um curso. Na segunda, caso o limite de vagas não tenha sido atingido na fase anterior, os candidatos poderão solicitar a inscrição em mais de um curso.

Os alunos que tenham evadido no ciclo anterior ou que tenham sido suspensos por não acessarem o ambiente por 30 dias consecutivos não poderão se inscrever neste ciclo, somente no próximo.

Os servidores da segurança pública que participam do Projeto Copa também poderão realizar suas inscrições neste período para os cursos relacionados às áreas temáticas que foram inscritos.

COPA DO MUNDO

No Brasil, 53 mil profissionais de segurança pública serão capacitados para atuarem na Copa do Mundo por meio da Rede de Ensino à Distância. Desse total, 1.260 vagas foram destinadas para Mato Grosso, sendo que 663 são para Polícia Militar, 301 para a Polícia Judiciária Civil e 296 para o Corpo de Bombeiros Militar.

Foram definidos 20 cursos EAD com a certificação voltada para Copa, divididos em disciplinas gerais e específicas para a Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil e Corpo de Bombeiros.

Além da capacitação via internet, o Ministério da Justiça criou mais 20 cursos presenciais, um para cada área temática, que serão ministrados nas academias das instituições de Segurança Pública do Estado e de outras unidades da federação.

Os participantes se dividirão em três categorias: especialistas, multiplicadores (que serão qualificados para treinar outros profissionais e também para atuar ordinariamente) e operadores (aptos a usar os conhecimentos no trabalho ordinário).

Cada instituição da Segurança Pública selecionou os profissionais que estão participando da capacitação e acompanhará o desempenho dos participantes, assegurando que eles atuarão durante os eventos.

A capacitação, que segue até dezembro de 2013, é uma iniciativa do Ministério da Justiça (MJ), através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge).

ENSINO À DISTÂNCIA

A Rede EAD é um projeto de cursos à distância para os profissionais da Segurança Pública desenvolvido em todo o país pelo Ministério da Justiça (MJ), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Os cursos são gratuitos, com 40 ou 60 horas/aula. As aulas são realizadas através de um canal de televisão e os conteúdos são publicados na internet, no site do Ministério da Justiça (www.mj.gov.br/ead).

O objetivo principal do EAD é capacitar servidores da Segurança Pública utilizando os meios tecnológicos de maior alcance, proporcionando comodidade aos participantes, que poderão receber educação continuada de qualquer lugar e em horário escolhido, desde que tenham um computador com acesso à internet.

Para incentivar e ajudar os alunos, o Ministério da Justiça vem criando telecentros, lugares reservados para participantes que não dispõem, em sua residência ou no trabalho, de acesso à internet. Em Mato Grosso oito telecentros já foram implantados, por meio de parceria com a Secretaria de Segurança Pública (Sesp).


Fonte: LUZIA ARAUJO-ASSESSORIA/Sesp-MT