AÇÃO SOCIAL

Silval Barbosa enfatiza ausência de acidentes graves em obras da Arena Pantanal em Cuiabá.

Segunda-feira, 07 de maio de 2012 | Publicado às 19h32

A A

Nenhum acidente grave foi registrado entre os trabalhadores das obras do estádio ‘ Arena Pantanal’, em Cuiabá. A boa notícia foi enfatizada nesta segunda-feira (07.05) pelo governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, durante o Ato Público pelo Trabalho Seguro realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) nas dependências da obra. Cuiabá é a terceira cidade-sede da Copa a receber o evento que tem o objetivo sensibilizar trabalhadores e empregadores para a importância da prevenção.

O ato faz parte de um cronograma de 12 eventos semelhantes que estão sendo organizados em todo o País como parte do Programa Nacional de Prevenção nas obras da Copa do Mundo. O Governo de Mato Grosso é parceiro do evento e concentra esforços para conscientizar trabalhadores e empregados da importância da prevenção de acidentes. “É uma honra ser parceiro desta ação. Estamos buscando meios para diminuir os índices de acidente no trabalho no Estado”, afirmou Silval Barbosa.

Segundo Silval Barbosa, o governo se empenha em promover segurança e oferecer oportunidades aos trabalhadores. “Cerca de 20 reeducandos tem a oportunidade de trabalhar na obra, outros 25 foram resgatados do trabalho escravo e hoje tem um trabalho digno, além do programa de alfabetização que já contemplou 89 trabalhadores. Em 2011 qualificamos  8 mil pessoas e este ano temos mais 7,5 mil vagas. Estamos empenhados em fornecer capacitação e informação para trabalhadores e empregadores”, afirmou.

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, João Oreste Dalazen, explicou que os atos têm o objetivo de despertar a consciência das pessoas para a questão dos acidentes de trabalho. “É atributo de todos a valorização da vida. É urgente que se tomem medidas de prevenção, principalmente da construção civil. Faço uma boa avaliação da Arena Pantanal, que até o momento não registrou nenhum acidente grave. Antes da copa, queremos vencer a competição pela vida”, afirmou.

As ações de prevenção aos acidentes do trabalho agradam Leonardo Cunha, que há nove meses trabalha nas obras da Arena Pantanal. Para ele, as ações de prevenção são muito importantes e conta que em todos esses meses de trabalho não ouviu falar de nenhum acidente na obra. Durante o evento, os trabalhadores da obra assistiram aos vídeos institucionais sobre segurança do trabalho e se divertiram com a dupla de humoristas cuiabanos ‘Nico e Lau’.

O engenheiro responsável pelas obras da Arena Pantanal, João Paulo Curvo, explicou que durante todo período de construção da obra houve apenas pequenos incidentes. “Tivemos 50 incidentes leves. Destes, apenas dois precisaram ficar afastados do trabalho por um período inferior a 15 dias”, explicou.

Getrin 23

O Ato Público foi uma iniciativa do Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin), criado no último dia 09 de abril com o objetivo de desenvolver atividades permanentes e contínuas voltadas à promoção da saúde do trabalhador e ao fortalecimento da Política Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho.

Estiveram presentes no evento o secretário-extraordinário de Estado de Acompanhamento da Logística, Francisco Vuolo; o secretário interino da Copa do Mundo, Maurício Guimarães; secretário Estadual de Esporte e Lazer,José de Assis Guareschi; secretario Estadual de Saúde, Vander Fernandes; secretário adjunto de Trabalho e Emprego, Jean Estevan Campos além de representantes do poder Judiciário, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil ( OAB-MT).


Fonte: SINARA AVARES-Redaçao/Secom-MT