AGRICULTURA

Agricultor Familiar é exemplo de sucesso em Colíder.

Segunda-feira, 07 de maio de 2012 | Publicado às 18h20

A A

Paulo Coelho de Miranda, agricultor familiar, que mora há mais de 30 anos em Colíder, é um ótimo exemplo de pequeno produtor bem sucedido. Casado com dona Maria Helena, pai de dois filhos: Pablo (22 anos) e Poliana (15 anos), há cerca de 22 anos planta melancias. Sua produção de um hectare tem 500 pés de melancia, o que vai gerar cerca de 20 mil kilos da fruta.

 
No início, a pouca experiência fez o seu Paulo perder muito o excedente, mas, ao procurar a assistência técnica e orientação da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), local de Colíder, o produtor teve um salto em quantidade e qualidade não só da melancia, como de outros produtos que planta no Sítio São Pedro. “No início eu comecei a plantar melancia só pra consumo próprio, mas, como estava sobrando demais, a gente foi buscar orientação técnica, porque os técnicos da Empaer nos orientam na questão do plantio, análise, correção, adubação e em como colocar isso no mercado. Então a gente sempre precisa estar estudando, aperfeiçoando e essa parte técnica, é importantíssima pra gente”, afirmou o produtor Paulo Coelho.

O Sítio São Pedro tem 32 alqueires e está localizado na Comunidade Cristo Rei Café Norte, no município de Colíder, a 650 km de distancia da capital Cuiabá. O seu Paulo hoje atende à merenda escolar pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
No sítio a família planta de tudo um pouco: melancia, tomate (que são 700 pés da variedade Débora Plus), bananas, mandioca, arroz, feijão, poncã, pimenta e outras hortaliças. Com os produtos excedentes, dona Maria Helena faz congelados de poupas de maracujá e outras frutas, molho de tomate, tomate seco e fabrica linguiça caseira. As técnicas de congelamento e reaproveitamento de alimentos também foi transferido pela Empaer Local de Colíder, nos vários cursos de boas práticas na manipulação de alimentos já oferecidos na região.
O seu Paulo é um dos 22 associados da Associação dos Pequenos Agricultores Familiares Vale do Rio do Meio, que tem sede na Comunidade Branca de Neve, também em Colíder. Fundada há 4 anos, a associação hoje já possui resfriadores de leite, trator, máquina de descascar arroz e estão em processo de implantação de uma micro indústria de polpas.

O presidente da associação de produtores rurais de Colíder, Fortunato Rubens, explicou que só com a união dos produtores e o incentivo da Empaer foi que eles conseguiram implantar o projeto na região. A associação está inscrita no PAA com 42 produtos, dentre eles: abóbora, quiabo, mandioca, abacaxi e diversas hortaliças. “Sem a Empaer aqui em Colíder, ninguém iria conseguir uma vida digna, pois um produtor só não consegue chegar a lugar nenhum. Nós entregamos principalmente leite e cajú nas cooperativas. Só pra vocês terem uma idéia, nós no ano passado, conseguimos mandar o cajú in natura, para o Ceasa de São Paulo”, ressaltou o presidente da associação.

Fonte: CRISTIANE CELINA-ASSESSORIA/EMPAER