CULTURA E TURISMO

SEC reabre Casa Cuiabana no dia do aniversário de Mato Grosso

Sexta-feira, 04 de maio de 2012 | Publicado às 21h07

Dia 9 de maio será uma data mais que do que especial. Além de comemorar o Aniversário do Estado de Mato Grosso, também marcará a reabertura da Casa Cuiabana, espaço cultural gerenciado pela Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso.

A A

Dia 9 de maio será uma data mais que do que especial. Além de comemorar o Aniversário do Estado de Mato Grosso, também marcará a reabertura da Casa Cuiabana, espaço cultural gerenciado pela Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso.  As comemorações iniciarão as 20h30 com um Sarau Cuiabano. Participam do Sarau os artistas Zied Coutinho, Gentil Bussiki, Carlos Silva, Paulo Zaul, Moisés Martins e Banda,além de outros artistas do Estado.

O Secretário de Estado de Cultura, João Antônio Malheiros, explica que a casa localizada na Rua General Valle foi recuperada pelo Governo do Estado e agora sediará o Projeto Pontão da Viola de Cocho. “O Pontão é uma parceria do Governo Federal, via IPHAN.Trata-se de um projeto de salvaguardar da cultura imaterial da viola de cocho”, explica ele.

O Pontão Viola de Cocho

O Pontão já vem desenvolvendo ações, como a participação no Encontro de Cururueiros de Poconé, onde levou palestras sobre as ações do Pontão em todo o Estado. O Pontão contará ainda, com mais quatro polos sendo Lucas do Rio Verde, São Pedro de Joselândia, Poconé e Acorizal, que receberão oficinas de confecção e musicalização em viola de Cocho, Siriri, Canto e Voz. Essas oficinas também serão ofertadas na Casa Cuiabana, incluindo nessa programação o Curso de Corte e Costura que tem o objetivo de ensinar o participante a confeccionar a roupa dessas danças típicas matogrossense.

Após a inauguração a Casa Cuiabana já começa a receber as atividades do Pontão. Nos dias 10 e 11 acontece o Seminário de Cururu e Siriri com a participação dos representantes dos 48 grupos de Cururu e Siriri de MT e seis Associações de Cururu.

Casa Cuiabana

A Casa Cuiabana é uma construção colonial em taipa e adobe, sobre alicerces em pedra canga mantendo um quintal cuiabano. Sua edificação arquitetônica data o século XVIII. Seu tombamento foi feito através da portaria 27/83, constando no Diário Oficial do Estado de 13/06/1.983.


Fonte: ASSESSORIA SEC/MT-CUIABA/MT