SE PRECISAR, PEÇA AJUDA

Seplag inicia campanha do Setembro Amarelo para promover a cultura da saúde entre os servidores do Estado

Segunda-feira, 11 de setembro de 2023 | Publicado às 12h45

Com o slogan "Se precisar, peça ajuda!", campanha conscientiza servidores sobre prevenção ao suicídio

A A

A campanha acontece todos anos dentro da secretaria e tem o objetivo de promover a cultura da saúde mental e prevenir o suicídio.

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), realiza neste mês a campanha do Setembro Amarelo. O slogan deste ano é ‘Se precisar, peça ajuda!’. A ação é dirigida pela Coordenadoria de Segurança e Saúde no Trabalho (CSST), da Seplag.

A campanha acontece todos anos dentro da secretaria e tem o objetivo de promover a cultura da saúde mental e prevenir o suicídio.

Entre as atividades desenvolvidas pela campanha, está programado o envio de vídeos explicativos sobre a temática. Também serão fixados painéis interativos, no corredor da CSST e próximo ao prédio da Perícia Médica, onde todos podem deixar frases de conforto e afeto.

De acordo com os números da Organização Mundial da Saúde (OMS), 700 mil pessoas cometem suicídio por ano, em todo mundo.

O levantamento ainda indica que 86% da população brasileira é acometida por algum tipo de transtorno mental. Mesmo com debates e pesquisas científicas sobre o tema, as doenças mentais ainda são estigmatizadas e pouco discutidas na sociedade de modo geral.  

Redução de afastamentos na Seplag

Os números da Coordenadoria de Gestão de Saúde e Segurança da Seplag apontam que, de 2019 a 2023, houve redução de 20% nos casos de afastamentos em decorrência de problemas relacionados à saúde mental.

Segundo o coordenador de Saúde e Segurança do Trabalho da área central do Governo de Mato Grosso, Flávio Jabra, a baixa nos números é devido ao acompanhamento psicossocial contínuo ofertado pela secretaria.

“Quando nós identificamos que o servidor apresenta algum sintoma de transtorno mental e passamos a acompanhá-lo, há uma adesão maior do tratamento por parte dele. Isso faz com que ele não precise se afastar do trabalho, pois há uma rede de apoio ali”, afirmou Flávio.

Desde 2019, a Seplag já realizou cerca de 1.800 atendimentos psicológicos com os servidores. O que levou a secretaria registar diminuição de 16% nos casos de servidores afastados por algum tipo de transtorno mental de comportamento, em 2023.

Além da campanha, a CSST desenvolve programas de atividade física com todos os servidores da Seplag, ao longo do ano. Os exercícios físicos são essenciais no combate e prevenção de doenças mentais. A prática esportiva contribui para a produção dos hormônios responsáveis pela regulação do humor.

No Estado

O Estado é responsável pela promoção, prevenção, proteção e vigilância em saúde no ambiente de trabalho dos servidores, realizando acompanhamentos em casos de adoecimento. Também são feitas perícias médicas oficias, a fim de avaliar o estado de saúde mental e física do servidor.

Em 2013, aconteceu a Política de Promoção de Saúde e Segurança no Trabalho em todas os setores administrados pelo Poder Executivo de Mato Grosso.

Em 2021, um dos períodos mais críticos da Pandemia de Covid-19, o Estado desenvolveu o programa ‘Cuidando do Cuidador da Saúde’, voltado para o atendimento dos servidores da área da saúde.

Como apontado pela Coordenadoria de Gestão de Saúde e Segurança, de 2019 para cá, mais de 24 mil servidores passaram pelo acompanhamento psicossocial do Estado.

De acordo com os números da Secretaria Estadual de Saúde (SES), em 2023, o Estado investiu R$ 19 milhões nas unidades estaduais voltadas para a saúde mental.

Se precisar, peça ajuda! 

No primeiro vídeo da campanha Setembro Amarelo: Se Precisar, Peça Ajuda, iniciativa da Coordenadora de Saúde e Segurança no Trabalho (CSST), a psicóloga Sani Paixão conscientiza sobre a prevenção ao suicídio e que, quando falamos de pessoas em sofrimento,  ninguém sabe os limites de ninguém. Assista: 

*Com supervisão de Vitor Hugo Batista. 


Fonte: Jorge Amorim* | Seplag-MT