EDUCAÇÃO

Projeto de fanfarra em Mato Grosso será ampliado

Quarta-feira, 02 de maio de 2012 | Publicado às 18h33

Mais 18 escolas da rede estadual serão contempladas com Projeto Fanfarra em 2012. Executado pela parceria entre Governo Federal e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação.

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Mais 18 escolas da rede estadual serão contempladas com Projeto Fanfarra em 2012. Executado pela parceria entre Governo Federal e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o projeto atende a 135 unidades e chegará a 153 em Mato Grosso. As novas contempladas receberão 648 instrumentos musicais para desenvolverem as fanfarras. Os equipamentos encontram-se na coordenadoria de Almoxarifado e Patrimônio (DMP) para contabilização, identificação de controle interno e posterior distribuição.

De acordo com o técnico da Coordenadoria de Projetos Educativos, Guilherme Luís Costa, as contempladas foram selecionas entre as que encaminharam projetos para Fanfarra (seguindo critérios pré-estabelecidos e divulgados por meio de edital) até o ano de 2011.

Reorganização

No decorrer de 2012, pontua Guilherme, o Projeto Fanfarra será reorganizado. E uma das ações programadas será uma qualificação aos instrutores.

Uma parceria realizada entre a Seduc e Secretaria de Estado de Cultura (SEC), por meio da coordenadoria de Música, possibilitará, ainda no primeiro semestre de 2012, formação em música para os que ainda não tem, mas que possuem domínio e atuam na regência das fanfarras. A contratação e o pagamento dos profissionais é realizada pelo Governo do Estado.

Outra ação em parceria será a promoção de um diálogo com a coordenadoria de Ensino de Música da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para disponibilizar acadêmicos para atuação como regentes. “A Seduc, por meio da coordenadoria de Projetos Educativos, vem afunilando o diálogo para que os habilitados na área possam desenvolver as atividades”, explica Guilherme.

Ele cita que o Projeto Fanfarra possibilita a integração em diversas áreas, além da instrumentalização. Por exemplo, com as ações do Corpo Coreográfico (CORE) e do uso das balizas. Para o pleno desempenho são empregados conceitos de matemática, de educação física, assim como de artes para o desenvolvimento do trabalho de expressão corporal.


Fonte: PATRÍCIA NEVES-Assessoria/Seduc