QUALIDADE DE VIDA

Seplag realiza projeto que prepara servidores para a aposentadoria

Sexta-feira, 28 de julho de 2023 | Publicado às 16h11

O Programa de Educação para a aposentadoria (PEA) capacita servidores de todas setoriais

A A

Gerente de Saúde e Segurança do Trabalho, Sandra Aparecida Donati, explicando os conteúdos introdutórios da capacitação. Crédito - Cristiano Emanuel - Seplag-MT

A Secretaria de Planejamento e Gestão, por meio da Adjunta de Gestão de Pessoas, Desenvolvimento e Relações do Trabalho, realizou esta semana, a primeira capacitação do projeto ‘Programa de Educação para a Aposentadoria’, no espaço de convivência da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).

A ação também contou com a participação das equipes multiprofissionais das secretarias de Fazenda, Planejamento e Gestão, da Polícia Judiciária Civil, Casa Civil, Empresa Mato-grossense de Tecnologia de Informação (MTI) e Mato Grosso Previdência (MTPREV).

De acordo com a superintendente de Desenvolvimento, Valorização e Saúde do Servidor, Tatiana Guedes, o objetivo da capacitação é preparar os servidores de todas as setoriais para que eles possam melhor instruir seus servidores no caminho da aposentadoria. Nos próximos cinco anos, cerca de 4.800 servidores estarão aptos a se aposentarem, considerando os fatores idade e tempo de trabalho no serviço público de Mato Grosso.

“O servidor, ao se aproximar da aposentadoria, precisa ter a noção do que é isso na vida dele, para além das questões financeiras e burocráticas, levando em conta a qualidade de vida e o quanto está preparado física e emocionalmente para isso”, afirmou Guedes.

Além da preparação, o programa também possibilita a troca de experiências entre os participantes, desenvolvimento da autoestima e ajuda na elaboração de projetos futuros para esta nova fase. O programa será desenvolvido e executado por uma equipe multiprofissional do Comitê Setorial de Saúde e Segurança do Trabalho dos órgãos e entidades, composta por no mínimo um profissional da psicologia e um do serviço social.

Ao todo, serão realizados sete encontros com servidores de outras setoriais, para abordar tópicos como trajetória de vida, relacionamento familiar e aposentadoria, educação financeira, aspectos legais relacionados à aposentadoria, estilo de vida e outros. Cada reunião terá um tema específico. As atividades acontecerão em vários formatos: palestras, lives, workshop, seminários, mesas redondas, etc.

Para a secretária adjunta de Gestão de Pessoas, Desenvolvimento e Relações do Trabalho, Lidiane Leite, o projeto visa criar um espaço de diálogo e reflexão, dentro das setoriais, para que os servidores possam compreender o processo de aposentadoria, vê-la como uma transição entre uma vida agitada e de trabalho, para um cenário de calmaria e segurança.

“O programa possibilita repensar posturas, reforçando a importância da qualidade de vida e as possibilidades de novas fontes de realização”, disse Lidiane.

Quem pode participar?

O programa é voltado a todos os servidores efetivos da administração pública, direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo do Estado do Mato Grosso que tenham interesse ou que estejam na iminência de sua aposentadoria. Para se inscrever, clique AQUI.

*Supervisão D’Laila Borges

 


Fonte: Jorge Amorim Seplag-MT