QUALIFICAÇÃO

Seplag capacita servidores para uso de sistemas de serviços

Quinta-feira, 20 de abril de 2023 | Publicado às 16h36

Capacitação foi voltada aos servidores que atuam no financeiro, orçamento, contabilidade, apoio logístico/administrativo e ordenadores de despesas dos órgãos e entidades

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Crédito: Cristiano Emanuel

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Secretaria Adjunta de Patrimônio e Serviços (SEAPS) realizou nos dias 18 e 19 de abril, a capacitação de servidores para o uso dos sistemas de Gestão de Viagens (SIGEV) e do Sistema de Concessão de Adiantamento (SICAD).

A capacitação ocorreu no auditório da Controladoria Geral do Estado (CGE) e teve como público-alvo os servidores de todo Estado que atuam no financeiro, orçamento, contabilidade, apoio logístico/administrativo e ordenadores de despesas dos órgãos e entidades.

No dia 18 duas turmas receberam capacitação para o uso do SIGEV que é o sistema oficial usado para a gestão de concessão de diárias. A capacitação abordou o Decreto nº 189 de 27 de março de 2023, o fluxo da solicitação de diárias e de prestação de contas, e a integração do sistema com o Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças (FIPLAN) e Sistema Estadual de Produção e Gestão de Documentos Digitais (SIGADOC).

Já a capacitação realizada no dia 19 para o uso do SICAD que é o sistema oficial para a gestão da concessão e prestação de contas do suprimento de fundos abordou a Lei Estadual nº 11.648 de dezembro de 2021, o Decreto nº 1.487 de 21 de setembro de 2022, o fluxo da solicitação do adiantamento e da prestação de contas, além da integração do com o SIGADOC.

Os dois sistemas são usados no âmbito da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Estadual, proporcionando maior agilidade, transparência, economicidade, sustentabilidade ambiental, primando pela segurança, integridade e acesso à informação.

Para a Adjunta de Patrimônio e Serviços, Bianka Sampaio, esses sistemas são extremamente importantes pois desburocratizam e ajudam a agilizar o serviço público, sem descurar, todavia, do princípio da legalidade.

“Esses sistemas têm como finalidade viabilizar a chegada dos recursos públicos lá na ponta para as unidades mais distantes”.

Para a superintendente de Gestão de Serviços, Mariana Fialho, o desenvolvimento dessas ferramentas de gestão foi essencial para garantir a eficiência da máquina pública.

“Essas ferramentas aceleram os processos, diminuem a probabilidade de erros e permitem um maior controle dos gastos públicos com as despesas para custeio de alimentação, transporte e hospedagem dos servidores que viajam a trabalho e daquelas custeadas com os recursos provenientes do suprimento de fundos”, finalizou.


Fonte: Thiago Novaes | Seplag