GERAL

Silval Barbosa fala sobre o fortalecimento da Unemat no Bom Dia Governador

Terça-feira, 24 de abril de 2012 | Publicado às 18h42

A A

No "Bom Dia Governador" desta terça-feira (24.04), Silval Barbosa deu continuidade à série de programas sobre a audiência com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, ocorrida na quarta-feira (18.04), em Brasília. Nesta edição, o governador falou sobre o fortalecimento da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e da estrutura desejada para a instituição.

Conforme Silval, atualmente, a Unemat oferece 48 cursos regulares, além do curso de Medicina, criado em Cáceres, cujas aulas iniciarão no segundo semestre de 2012. “As turmas terão 30 alunos. Quando a primeira estiver se formando, estaremos com 360 estudantes cursando Medicina em Cáceres”, disse o governador. Outro assunto discutido no Ministério da Educação foi a implantação de cursos de Medicina em Várzea Grande, Sinop e Rondonópolis.

Silval informou, também, que solicitou estudo à reitoria da Unemat sobre a possibilidade de se trabalhar com o ensino à distância, para chegar a todos os municípios do Estado. “Nós montamos na Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) uma estrutura para ofertar o cursinho pré-vestibular e atualmente temos 30 mil alunos. Queremos expandir este modelo para os municípios que não tenham um curso superior. Os cursos à distância têm hoje uma credibilidade muito grande”, destacou Silval.

De acordo com o chefe do Executivo de Mato Grosso, o MEC poderá auxiliar com a estrutura física nos municípios, através de emendas. “É desta forma que conseguiremos ampliar a Unemat e dar oportunidade aos mato-grossenses que querem fazer um curso superior. Já estou discutindo com a Unemat, com a Assembleia Legislativa e com a nossa bancada”, finalizou Silval Barbosa.


Fonte: SOLANGE WOLLENHAUPT - REDAÇÃO/SECOM-MT