AGRICULTURA

Governo de Mato Grosso entrega 14 mil alevinos no assentamento Nova Conquista em Cuiabá

Sexta-feira, 20 de abril de 2012 | Publicado às 18h26

O Governo de Mato Grosso, por meio da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), realizou a entrega de 14 mil alevinos para a Associação dos Deficientes do Assentamento Rural Nova Conquista, localizado em Cuiabá.

A A

O Governo de Mato Grosso, por meio da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), realizou a entrega de 14 mil alevinos para a Associação dos Deficientes do Assentamento Rural Nova Conquista, localizado em Cuiabá. O chefe da Estação de Piscicultura da Empaer, Antônio Claudino da Silva Filho, fala que repassaram alevinos de tambacu, considerado o peixe mais procurado pelos piscicultores, pois não possui muita gordura e cresce em menos tempo em comparação com o pacu.

Para desenvolver a piscicultura, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) implantou onze tanques de 15x50 metros com 2,5 de profundidade. O Assentamento Nova Conquista possui 25 famílias, é considerado o primeiro do Brasil habitado por pessoas com deficiência. O morador e produtor rural, Ari Cavion, possui dois tanques em sua propriedade e está empolgado com a criação de peixe em cativeiro e espera adquirir experiência para entrar em uma escala comercial. Conforme explica, primeiro é necessário acompanhar a evolução no período da seca e verificar se os tanques manterão cheios de água o ano todo.

Para garantir a renda da família, Ari trabalha fora, ocupa a função de porteiro em um condomínio da capital e espera que a sua propriedade possa gerar lucro e renda. Além da piscicultura, possui criação de vaca leiteira, pato, suíno, galinha e cultiva mandioca, pimenta e outros. Nasceu com um problema no pé, e sempre trabalhou, mas, agora está sentindo dores nas pernas e coluna. “Mesmo com dor e dificuldade quero lutar sempre”, destaca Cavion.

A moradora Lucinete Soares Siqueira possui uma área de 2,25 hectares, e recebeu mil alevinos para começar a criação e engorda. Ela possui uma mercearia, que vende desde material de limpeza, higiene pessoal, legumes e verduras e também atende os moradores do assentamento nos finais de semana, oferecendo o serviço de cabeleireira. Ela espera que a piscicultura possa oferecer às famílias uma nova fonte de renda. E se prepara para montar uma tabela de gastos e crescimento dos alevinos para conferir a rentabilidade durante a engorda.

Os alevinos levam 12 meses para atingir um peso médio de 1,5 quilos e estará pronto para o consumo. O chefe da Estação, Antônio comenta que produzem alevinos para recria e engorda, disponibilizando toda tecnologia de reprodução e das espécies para os pequenos produtores da região. Os preços variam conforme o tamanho, alevinos medindo de 3 a 5 centímetros são vendidos por R$ 140,00 o milheiro; medindo de 5 a 8 centímetros por R$ 200,00 o milheiro.

Ele avisa que no dia 27.04 (sexta-feira), a Estação de Piscicultura, localizada em Nossa Senhora do Livramento, vai comercializar o último lote da temporada, contendo 50 mil alevinos de Tambacu. – Mais informações – (65) 9973 5421/9606 0281.

Fonte: ROSANA PERSONA/ASSESSORIA - EMPAER-MT