SEGURANÇA PÚBLICA

PJC comemora 170 anos com capacitação de 500 profissionais para Copa do Mundo

Sexta-feira, 20 de abril de 2012 | Publicado às 18h06

A A

A Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC) comemora o seu 170º aniversário com a capacitação do efetivo policial para a atuação na Copa do Mundo de 2014. As comemorações tiveram início nesta quinta-feira (19.04) com o seminário "Atuação em Grandes Eventos", voltado à qualificação de 500 policiais civis e instituições ligadas à Justiça, Segurança Pública e Agências de Inteligência.

O evento conta com a presença de profissionais de Segurança Pública experientes de São Paulo e Bahia.O seminário faz parte das ações da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp) para preparar os profissionais da segurança do Estado para a atuação no maior evento esportivo do Estado. “Temos um grande evento e precisamos estar preparados, inclusive a parte de inteligência com os projetos de segurança. A PJC faz um grande trabalho”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Diógenes Curado.

O delegado Geral da PJC, Anderson Garcia, enfatizou a importância de trocar conhecimentos e se preparar para agir com eficiência e eficácia nas ações de combate e controle do crime. “ A atuação da PJC reflete no convívio social, pois devemos trabalhar pelo atendimento ao público e respeito ao cidadão. Trabalhamos também pela integração entre os órgãos, pois só assim é possível ter excelência”,afirmou.

A abertura do evento também contou com a entrega de 108 Medalhas de Mérito Especial, Serviços Relevantes e Mérito Policial, nas categorias Ouro, Prata, Bronze, para policiais civis que completaram 30, 20 e 10 anos de serviço prestado à sociedade. Entre os homenageados esta o corregedor adjunto da PJC, Gilmar Dias, que foi condecorado pelos seu 24 anos de serviço prestado como delegado. “De lá para cá a PJC melhorou muito com a valorização profissional e no atendimento a sociedade. Hoje é um dia muito especial”, afirmou.

Programação

Na manhã de sexta-feira (20.04) os trabalhos reiniciam com a palestra do delegado da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, Rogers Elizandro Jarbas, responsável pela elaboração do material didático da Secretária Nacional de Segurança Pública (Senasp), com o tema: Investigação policial proativa: Uma nova abordagem focada para grandes eventos.

Em seguida, a palestra é ministrada pela delegada do Estado da Bahia, Heloísa Campos de Brito, diretora do Departamento de Polícia Metropolitana e representante da Polícia Civil na organização do carnaval na Bahia. No período da tarde, a delegada da Polícia Civil do Estado de São Paulo, Margarete Francisca Correa Barreto, titular da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, ministra palestra sobre a atuação da Polícia Civil em jogos da Copa de 2014.

O seminário encerra com a palestra do delegado André Dahmer, do Departamento de Inteligência da Polícia Civil do Estado de São Paulo. O delegado abordará a contribuição da Polícia Civil nos grandes eventos.

Também estiveram presentes no seminário o secretário de Justiça e Cidadania, Paulo Lessa; secretário de Estado de Administração, Cézar Zílio e secretário de Estado de Fazenda, Edmilson José dos Santos; o secretário adjunto de Gestão da Secopa, Maurício Guimarães; o secretário adjunto de Desapropriações, Djalma Sabo Mendes; secretário adjunto de Projetos Especiais da Secopa, Jefferson de Castro.


Fonte: SINARA ALVARES - Redação/Secom-MT