AÇÃO SOCIAL

Projeto Mulheres Empreendedoras beneficiará 30 bairros do município de Cuiabá

Quarta-feira, 18 de abril de 2012 | Publicado às 20h59

A A

As cicatrizes na pele são marcas do incêndio que atingiu o corpo de Ana Lúcia Augusta Silva. Ela é mãe de sete filhos, três deles são trigêmeos e os outros quatro formam dois casais de gêmeos. A mulher, que criou seus filhos com a ajuda das peças artesanais que produz, decidiu participar do Projeto Mulheres Empreendedoras para aprender um novo ofício. “Quero fazer o curso de Pães e Bolos Caseiros e expandir minhas atividades para aumentar meus ganhos”, afirmou a artesã de 53 anos.

Assim como Ana Lúcia, várias pessoas serão beneficiadas com o Projeto Mulheres Empreendedoras, uma ação do Governo do Estado lançada nesta terça-feira (18.04) na Associação Coxipoense de Deficientes Físicos (ACD), no bairro Pedra 90. Por meio da qualificação profissional, a iniciativa irá oportunizar cursos para melhorar a qualidade de vida e, sobretudo, a autoestima das mulheres.

O Projeto será desenvolvido pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) para propiciar o estímulo à geração de renda e ao microempreendedorismo individual de mães, donas de casa, esposas e pessoas com deficiência residentes em 30 bairros do município de Cuiabá.

O secretário Adjunto de Trabalho e Emprego da Setas, Jean Estevan de Oliveira, esteve presente no lançamento do projeto representando a primeira-dama e titular da pasta, Roseli Barbosa. “O Projeto Mulheres Empreendedoras impacta na vida das pessoas de baixa renda por oportunizar a possibilidade de aumento dos ganhos familiares e até mesmo a descoberta de novas vocações profissionais, com o auxílio do aprendizado em noções de empreendedorismo, módulo existente em todos os cursos ofertados pelo projeto”, disse o secretário.

Já o secretário Adjunto de Assuntos Comunitários da Setas-MT, Benjamin Franklin Lira, definiu o Mulheres Empreendedoras “como uma das iniciativas para o fomento da geração de renda, para inclusão produtiva no mundo do trabalho e cumprimento da meta de erradicação da extrema pobreza no Estado”.

O Pedra 90 será a primeira comunidade atendida pelo projeto. Os cursos no local serão realizados na sede da ACD, entidade localizada na primeira etapa do bairro. Para o presidente da ACD, Vantoer Batista de Souza, o Mulheres Empreendedoras é mais uma ação do Governo do Estado para beneficiar os moradores da região. “Temos muito a agradecer à secretária Roseli Barbosa por esta iniciativa e tenho certeza que será de grande relevância financeira para nossas mulheres”, ressaltou Souza.

REGIÕES ATENDIDAS

O Mulheres Empreendedoras é um projeto de qualificação profissional que traz como diferencial a realização de cursos dentro das próprias comunidades e com o foco nas necessidades de cada localidade. Serão beneficiados com a iniciativa a região do Altos da Boa Vista, Altos da Serra, Areião, Bela Vista, Cidade Verde, CPA II, CPA III, CPA IV, Dom Aquino, Dr. Fábio, Dr. Fábio II, Itamaraty, Jd. Antônio Dias, Jd. Araçá, Jd. Florianópolis, João Bosco Pinheiro, Novo Colorado, Novo Horizonte, Novo Mato Grosso, Novo Paraíso II, Parque Cuiabá, Pedra 90, Residencial Paiaguás, Residencial São Carlos, São Gonçalo Beira Rio, Sucuri, Três Barras, Três Poderes, Verdão e o Distrito da Guia.

Os cursos serão ministrados pelo Instituto Mato-grossense de Desenvolvimento Humano (IMTDH). As aulas iniciam na próxima semana, no bairro Pedra 90. Outras informações sobre o projeto poderão ser obtidas nos Clubes de Mães das regiões atendidas pelo programa ou pelo telefone do IMTDH , o (65) 3623-0629.


Fonte: FABYOLA COUTINHO-Assessoria/Setas-MT