GERAL

Criadores de cavalo pantaneiro homenageiam Silval Barbosa pelo trabalho de defesa agropecuária do Estado

Quarta-feira, 04 de abril de 2012 | Publicado às 18h17

A A

O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, recebeu homenagem durante o leilão do Cavalo Pantaneiro de Raiz e destacou a importância da tradição deste animal para a região. O leilão aconteceu na noite dessa terça-feira (03.04) no Cenarium Rural, com a venda de 41 lotes de elite do cavalo pantaneiro.

Sival Barbosa afirmou que o Governo de Mato Grosso tem sempre trabalhado para atender as reivindicações da Associação de Criadores de Cavalo Pantaneiro. O governador afirmou ainda que o cavalo pantaneiro deve ser utilizado para a segurança pública no período da Copa do Mundo de 2014. “Na segurança pública já fizemos uma experiência fantástica no ano passado, e deve ser usado de novo na segurança na Copa. Estou muito feliz por receber este reconhecimento”, afirmou.

Um dos organizadores do evento, Paulo Moura, afirmou que o Governo do Estado, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), foi fundamental para o controle de doenças na raça. Ele destaca a importância do cavalo pantaneiro para a evolução da pecuária e manutenção das fronteiras. “O cavalo pantaneiro é imbatível. Hoje já conseguirmos a preservação e garantia da sanidade animal e estamos colhendo os frutos agora. Sem ele não existiria pecuária no Pantanal. É muito resistente”, completou.

A segunda edição do Leilão Cavalo Pantaneiro de Raiz teve como o objetivo divulgar a qualidade genética da raça pantaneira. Na ocasião foram ofertados 41 animais, 4 machos e 37 fêmeas, todos aptos a participarem de pistas de julgamentos, com a garantia da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Pantaneiro (ABCCP).


Fonte: SINARA ALVARES - Redação/Secom-MT