PLANO INTEGRADO

Seduc desenvolverá ações dentro do Plano Estadual de Combate às drogas

Terça-feira, 11 de outubro de 2011 | Publicado às 20h34

Seis medidas fundamentam às ações da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) dentro do Plano Estadual de Combate às Drogas elaborado pelo Governo do Estado.

A A

Seis medidas fundamentam às ações da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) dentro do Plano Estadual de Combate às Drogas elaborado pelo Governo do Estado. O plano integrado com o objetivo de reduzir, prevenir e coibir a circulação das drogas na sociedade terá na educação, ações preventivas no ambiente escolar.

Para despertar o programa nas unidades escolares a Seduc trabalhará junto aos educadores a formação sobre a temática Drogas; apoiará o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd); acompanhará e apoiará os projetos de saúde e prevenção a entorpecentes; realizará pesquisa junto aos estudantes; fará campanha informativa para a comunidade escolar; e assegurará os programas Mais Educação e Escola Aberta nas unidades com o maior índice de violência e registros de alta vulnerabilidade.

As medidas terão um cronograma de implantação para os próximos quatro anos (2012/2015) e receberá recursos próprios oriundos de uma fonte de financiamento criadas para a sustentabilidade do programa estadual.

As ações do Plano Estadual de Combate às Drogas não inibirão outras práticas desenvolvidas pela Educação. Conforme o gerente de Projetos Educacionais da Seduc, Allan Kardec Benitez, responsável pelo gerenciamento das ações do Plano, o programa será fortalecido com os projetos paralelamente já desenvolvidos pela Seduc, entre eles o Paz na Escola e o Núcleo Escola Segura (NES).

O primeiro trabalha estratégias apresentadas coletivamente para coibir a violência e o uso de drogas na escola; e, o segundo, o NES, é um grupo de trabalho formado por representantes de diferentes segmentos sociais (Seduc, Secretaria de Segurança Pública, e outras) que buscam articular estratégias para eliminar os diferentes tipos de violência do ambiente escolar.

 


Fonte: ROSELI RIECHELMANN - Assessoria/Seduc-MT