CULTURA E TURISMO

Doação de acervo marca comemorações do Centenário da Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça

Sexta-feira, 30 de março de 2012 | Publicado às 15h04

A A

Diego Gonçalves

Os selos editoriais Entrelinhas, Central de Texto e Aroé entregaram, na manhã desta quinta-feira (29.03), 107 títulos de livros e outras publicações, totalizando 11.334 exemplares no valor de R$ 400 mil, à Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça, no Palácio da Instrução, em Cuiabá. A doação faz parte das ações em comemoração ao Centenário da Biblioteca, que se estendem até o final do ano de 2012 com diversas atividades para todos os públicos.

Com a doação, os selos editoriais fortalecem a leitura no Estado e a divulgação dos autores regionais, como argumentou o secretário de Estado de Cultura, João Antonio Malheiros, que ao recordar obras importantes para a divulgação da história do Estado, enfatizou a importante fonte de conhecimento contida em cada uma delas.

O acervo recebido será disponibilizado na Biblioteca Estadual, localizada no Palácio da Instrução, na Rua Antonio Maria, nº 151, em frente à Praça da República, Centro. Outro grande presente recebido pela Estevão de Mendonça foi a nomeação do bibliotecário, que atenderá as necessidades da Biblioteca, tanto na sistematização do acervo, como nas atividades desenvolvidas na unidade.

Participaram do evento, também o secretário Adjunto de Cultura, Oscemário Daltro, e os representantes Maria Teresa Carracedo, da Editora Entrelinhas, e Carlos Alberto Ozelame, da Central de Texto, servidores da SEC, professores e estudantes da Escola Estadual André Avelino. 

Sistema Estadual de Bibliotecas

No Estado de Mato Grosso existe o Sistema Estadual de Bibliotecas, que dá apoio às bibliotecas públicas nos municípios, sempre em parceria com o Governo Federal e Municipal. Atualmente existem cerca de 150 bibliotecas públicas, entre elas as comunitárias e Pontos de Cultura em funcionamento em Mato Grosso.

Sobre a Biblioteca

A Biblioteca Pública Estadual foi criada em 26 de março de 1912, no governo do presidente Joaquim Augusto da Costa Marques. Leva o nome do notável escritor e historiador, e também primeiro diretor da instituição, Estevão de Mendonça. Conta com cerca de 90 mil livros no acervo, disponibilizado para consulta em período comercial de segunda a sexta-feira. Além dos livros, recebe jornais, revistas, possibilita o acesso a internet de forma gratuita através do Tele Centro, mantém uma brinquedoteca e uma sala de cultura afro e indígena.

Para conhecer mais a Biblioteca Estevão de Mendonça: (65) 3613-9233


Fonte: NAINE TERENA - SEC/MT