Notícias Seplan

Servidores da Seplan apresentam livros para auxiliar na compreensão e desenvolvimento do Estado

Segunda-feira, 19 de agosto de 2013 | Publicado às 17h43

Servidores da Seplan apresentam livros para auxiliar na compreensão e desenvolvimento do Estado

A A

Daniel Dino

Assessoria/Seplan-MT

 

¿??O Governo precisa garantir meios para que o conhecimento institucional, a pesquisa avançada realizada pelos servidores em seus mestrados e doutorados, seja transmitido¿?¿. A afirmaição foi feita pelo secretário de Planejamento e coordenação Geral , Arnaldo Alves, durante o evento ¿??O autor e a obra: Um dedo de prosa¿?¿, realizado no auditório da Seplan na última quinta-feira (15.08).

Na oportunidade, sete servidores da Seplan autores de livros sobre realidade mato-grossense apresentaram seu trabalho à sociedade e estiveram disponíveis para sanar dúvidas do público em geral. O evento foi uma parceria entre a Seplan e a Editora da UFMT, onde os livros podem ser adquiridos com valores entre R$ 20 e R$ 30.

Conheça um pouco sobre as obras:

Desigualdade e Pobreza em Perspectiva: O caso Mato Grosso

O livro apresenta os mecanismos utilizados na sociedade atual para manutenção da existência de pobreza sobre a população, a diferença no acesso aos serviços públicos conforme a faixa de remuneração familiar, as barreiras que o poder público necessita romper para efetivamente cumprir seus objetivos. A pesquisa, rica em números e comparações, foi realizada pelo servidor Edmar Augusto Vieira.

Características da Indústria de transformação de Mato Grosso

A obra retrata a organização da indústria no Estado, os processos realizados no passado para sua atração, as políticas de incentivo fiscal, os conflitos envoltos sobre os incentivos fiscais. O livro foi escrito pela servidora, atual secretária adjunta da Seplan, Regiane Berchieli.

O desenvolvimento e as percepções dos moradores da região do Rio Cuiabá

Para não distorcer a pesquisa, a autora excluiu a capital Cuiabá e Várzea Grande do estudo. Assim, dos 13 municípios que foram a baixada cuiabana, 9 possuem os piores índices sociais  e econômicos do Estado. O livro tenta expor esta realidade de pobreza nos municípios próximos a capital, porque ela existe, mas vai além, traz o entendimento que as pessoas que moram nestes municípios possuem sobre desenvolvimento. Busca avaliar se a teoria dos índices está de acordo com a realidade percebida por estas pessoas. A obra é da servidora Luceni Grassi.

Modernização da agricultura e distribuição de renda em Mato Grosso

O livro mostra o desenvolvimento da agricultura no Estado desde a década de 80, os processos que levaram o Estado ser uma referência nacional na produção de grãos. O autor tenta responder o questionamento sobre a distribuição de renda oriunda do agronegócio, se ela é refletida sobre toda a população. A publicação ainda aponta os caminhos que o Governo deve seguir para desenvolver com distribuição a sua riqueza. A obra foi escrita pelo servidor Reinhar Ramminger.

Os outros livros apresentados durante o encontro na Seplan foram:

Uma Dinâmica da acumulação do capital no norte de Mato Grosso (Rogério de Sá)

Uma avaliação econômica da Sanemat (Paulo César de Souza)

A produção de Algodão em Primavera do Leste e Campo Verde (Paula Luciana da Silva)

Mais informações junto a Editora da UFMT (65) 3615-8322

 {flashmagazine id=15}