O Governo de Mato Grosso tem aprimorado seus modelos de gestão e planejamento por meio de termos de cooperação assinados junto a Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan-MT). Atualmente, 52 gestores governamentais estão em 13 órgãos do Estado. Eles trabalham com mapeamento de rotinas e processos, projetos e planejamento de ações. A partir de março de 2013, estes órgãos passarão a ter uma Unidade de Coordenação e Apoio a Gestão Estratégica (Uage).
Para dar subsídio ao trabalho, a Seplan já forneceu notebooks com acesso aos sistemas de gestão do Governo do Estado a todos gestores. Segundo o secretário de Planejamento, Arnaldo Alves, ¿??os servidores tem atuado no desenvolvimento do planejamento das pastas, sendo pontes entre a Seplan e os órgãos, e para isso é necessário garantir o mínimo de condições de trabalho¿?¿. Uma reunião entre todos os gestores diretamente com o secretário já está confirmada para o dia 29 de novembro.
Os projetos desenvolvidos pelos gestores alcançam todas as áreas do Governo. Um exemplo é a definição de indicadores e procedimentos para gestão da farmácia de alto custo do Estado. O projeto tem objetivo de garantir mais agilidade na distribuição dos medicamentos, melhorias na rotina de armazenagem e mesmo aquisição.
Na segurança pública, os gestores estão responsáveis pelo desenvolvimento de um escritório de projetos. A unidade irá centralizar os atuais projetos do órgão, auxiliar na captação de recursos e no monitoramento da aplicação dos projetos, avaliando quais os benefícios estão sendo ofertados a população.
O mesmo vale para a Secretaria de Cidades. Segundo o coordenador da Unidade de Coordenação e Apoio a Projetos Especiais (UPE), Vinicius Araújo, o planejamento tem atuado nos processos de Saneamento, Obras Públicas, Desenvolvimento Urbano e Habitação, nesta última, ele destacou que o trabalho está concentrado na captação de recursos junto ao Tesouro Federal e Bancos oficiais de desenvolvimento, o mesmo vale para a Secretaria de Turismo.
Área Meio
Na administração do Estado, a Seplan tem atuado via os gestores na melhoria dos processos de aquisição, controle do patrimônio, desenvolvimento organizacional, gestão de pessoas, e ainda nos sistemas corporativos e mapeamento de processos na Previdência. Na própria Seplan, a atuação tem consistido no desenvolvimento do novo portal da transparência pública, e processos envoltos no orçamento e planejamento.
Qualificação
Todos os gestores tem participado do Ciclo de Palestras e Qualificação da Seplan. Trata-se de um aprofundamento de todos os sistemas administrativos do Governo, os principais procedimentos adotados nas Secretarias de Planejamento, Administração, Fazenda e Auditoria Geral. ?