Um novo ambiente para subsidiar o planejamento de Mato Grosso. A afirmação pode resumir o resultado das ações de 2013 realizadas pela Superintendência de Planejamento da Seplan-MT. O enfoque enfatiza e reforça as diferentes dimensões do planejamento governamental, como a integração entre as áreas de Governo e a sociedade.
Para que isso fosse possível, foram incorporadas diversas estratégias ao processo nos últimos anos, entre elas o mapeamento e consolidação das informações e dados estatísticos do Estado por eixos temáticos, como saúde, educação, segurança, logística, área social e gestão fiscal. Esse trabalho, além de permitir a atualização do atual Plano Plurianual ¿?? PPA 2012-2015 de Mato Grosso, permitirá identificar novas oportunidades para o PPA 2016-2019.
Segundo o coordenador de Formulação da Ação Governamental, Carlos Neto, o próximo PPA sinaliza para a possibilidade de interação com a sociedade e a captação das demandas populares durante toda a vigência do Plano. A iniciativa deve-se em grande parte pela sensibilidade do Governo em captar as manifestações populares ocorridas em junho de 2013. Essas manifestações evidenciaram a necessidade de intensificar a participação popular no desenho e na gestão das políticas públicas.
Ainda sobre o envolvimento da sociedade, o coordenador explicou que uma nova ferramenta de participação popular no planejamento tem sido desenvolvida. O sistema contará com o auxilio de recursos via internet.
O Governo apresentará seus projetos nesta plataforma visando fomentar um processo colaborativo com a sociedade através da contribuição nos diversos temas que serão apresentados.
¿??O meio eletrônico certamente vai contribuir e fomentar o espírito de pertencimento da sociedade com as políticas públicas de Mato Grosso. Dessa forma, o sistema de consulta pública foi pensado e está sendo desenvolvido em um ambiente amigável e de fácil uso por qualquer cidadão¿?¿, destacou Carlos