Um verdadeiro resgate histórico das matas de Mato Grosso está sendo realizado pela Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral do Estado (Seplan-MT). Trata-se do novo Mapa de Vegetação Pretérita do Estado, onde será feita a comparação entre o atual mapa de vegetação do Estado com ele mesmo nas décadas de 60 e 70, ou seja, antes processo de ocupação e produção econômica.
Técnicos da Seplan tem percorrido o Estado e feito o levantamento da situação real das áreas mato-grossenses, apontando quais as culturas estão sendo plantadas. Das 67 cartas que formam Mato Grosso, o trabalho já foi concluído em 45 delas. Nas restantes, a sua maioria na região amazônica, o trabalho será concluído em 2014, com acompanhamento in loco do IBGE.
¿??Este é um estudo que vamos entregar para a sociedade e principalmente para a Secretaria de Meio Ambiente, que vai utilizá-lo no Cadastro Ambiental Rural, Regularização Ambiental, Licenciamento Ambiental, Vistoria de Tipologia Vegetal, Manejo Florestal, Inventário da Biodiversidade, entre outros", destacou Antônio Abutakka.