Seplan apresenta sistema de monitoramento das políticas públicas do Estado
Daniel Dino
Assessoria/Seplan-MT
A Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral de Mato Grosso (Seplan-MT) iniciou a implementação do sistema de monitoramento das políticas públicas do Estado. A equipe técnica da pasta participou de uma capacitação nesta terça-feira (27.05), oportunidade onde o software foi apresentado, assim como o cronograma de implantação do sistema em todas as Secretarias de Mato Grosso.
¿??Neste primeiro momento, o software será alimentado com as informações do Plano de Trabalho Anual (PTA) da Seplan, este trabalho será concluído até o dia 06 de junho. O período será utilizado para massificar aos servidores da Seplan como utilizar esta nova ferramenta de monitoramento e suas vantagens para a gestão. No mês de julho vamos iniciar a capacitação e inserção dos dados nas demais Secretarias do Estado¿?¿, destacou o superintendente de Planejamento, José Bussiki.
Após implantada, o Governo terá maior controle sobre a execução das políticas públicas, de forma mais ágil, explicou o superintendente. ¿??O sucesso do monitoramento depende da inserção dos dados em cada Secretaria. As Unidades de Apoio a Gestão Estratégica de cada pasta já sabem desta responsabilidade e deverão coordenar os procedimentos para possibilitar a coleta de dados e sua inserção no sistema¿?¿.
EFICI¿?NCIA
¿? por meio do monitoramento constante que as equipes técnicas de cada Secretaria terão condições de subsidiar os secretários com relatórios sobre o desenvolvimento das ações de sua pasta. Em poucas páginas, e de forma sistematizada, o gestor terá mais informações para a correta tomada de decisões e melhoria do serviço prestado a população.
O sistema de monitoramento das políticas públicas do Estado foi desenvolvido pela equipe da Seplan utilizando softwares da plataforma Google. ¿??Optamos pela Google por já termos um contrato vigente, ou seja, a nova plataforma não gerou novos custos ao Estado¿?¿, ressaltou Bussiki.