Equipe Técnica da Seplan participa do MundoGeoConnect2014
Daniel Dino
Assessoria/Seplan-MT
Seguindo com a política de qualificação e aperfeiçoamento da equipe técnica da Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan-MT), representantes da Cartografia participaram MundoGeoConnect2014. Trata-se de uma Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais que reúne especialistas de toda a América Latina.
?
?
O evento reuniu uma série de seminários, como o específico para tratar sobre Sistemas de Informações Geográficas, Imagens de Satélite e Aéreas, Gestão Pública da Geoinformação, Geointeligência pra defesa e segurança, geomarketing, e muitas outras palestras específicas da área.
?
O analista da Seplan, Vicente Dias Filho, foi um dos representantes de Mato Grosso no evento realizado na capital paulista. Ainda participaram o analista Luiz Gonzaga Toledo, e o técnico Renato de Moraes. Vicente escreveu uma avaliação sobre parte do que viu e enviou para a Revista MundoGeo, que organiza o evento. O material foi publicado na edição deste mês (edição 77). Veja abaixo o conteúdo completo:
?
Conectividade em Sistema de Informações Geográficas (GIS)[1]
¿? de importância fundamental o empenho para criar rede de conhecimento na qual profissionais de diversas áreas de conhecimento possam compartilhar informação com estudantes, pesquisadores, entidades públicas e profissionais da iniciativa privada. O evento MundoGeoConnect2014 possibilitou essa difusão de ideias porque propiciou contato com um quadro técnico de excelentes de elevado expertise em aplicações voltadas para a Geotecnologia.
Entre os valiosos tópicos que fizeram parte do curso de Banco de Dados Geoespaciais verificou-se a necessidade em criar banco de dados geo; enfrentamento das dificuldades de implementação, de cumprimentos de normas e procedimentos e de coleta e administração de dados e metadados,
Penso que o foco agora seja a implementação de políticas de aquisição de dados com foco nas normas da INDE e nos padrões ISO da geotecnologia. O poder público tem de ter um papel motivador, através de incentivos financeiros para que empresas da iniciativa privada possam focar na área de aquisição de dados geoespaciais.
Parabéns para a equipe técnica da Revista MundoGeo por mais este evento de grande sucesso. Que no ano de 2015 possamos nos conectar novamente com a rede de conhecimento de geotecnologia e com isso implementarmos esses conhecimentos para o desenvolvimento da geotecnologia no Brasil.