Notícias Seplan

Seplan realiza sua 3ª Feira da Saúde e destaca trabalho voluntário

Quinta-feira, 31 de julho de 2014 | Publicado às 17h29

Seplan realiza sua 3ª Feira da Saúde e destaca trabalho voluntário

A A

? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ??

Seplan realiza sua 3ª Feira da Saúde e destaca trabalho voluntário

Daniel Dino

Assessoria/Seplan-MT

A Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan-MT) realizou nesta quarta-feira (30.07) a sua 3ª Feira de Saúde, dessa vez com o tema ¿??Voluntariado¿??. Foi uma oportunidade para os servidores da pasta conhecerem um pouco mais sobre o assunto, seus objetivos, como fazer parte de alguma ação voluntária, as recompensas envolvidas, e ainda se informar sobre algumas experiências vivenciadas por Organizações Sem Fins Lucrativos atuantes na capital.

Durante a palestra, alguns pontos foram bem detalhados aos participantes, como a necessidade de formalização e comprometimento por parte da pessoa voluntária. ¿??Temos a Lei 9.608/98, a Lei do Voluntariado. Em síntese, podemos dizer que o trabalho se caracteriza por não gerar vínculo empregatício, não ser remunerado, mesmo que algumas despesas possam ser reembolsadas desde que previamente acordadas entre as partes; e deve ser exercido junto a uma entidade pública ou privada sem fins lucrativos¿?¿, ressaltou o palestrante Jonas Bezerra da Silva, da Coordenadoria de Responsabilidade Social da Eletronorte/Eletrobrás. ?

Contando um pouco da realidade vivida dentro destas organizações, a atual diretora presidente da Associação de Amigos da Criança com Câncer, Tellen Aparecida da Costa, explicou que a AACC oferece apoio psicossocial, lúdico e pedagógico. ¿??Eu acho que todas as pessoas deviam conhecer a AACC. Existe uma utopia na cabeça de muitas pessoas sobre o que é a AACC. Trata-se de uma casa muito alegre, colorida, com crianças felizes e brincando, que oferecem muito amor. Nosso trabalho é justamente tirar o foco da doença e incentivar a luta pela vida¿?¿.

Ela destacou que a entidade somente sobrevive devido aos voluntários e as empresas parcerias. ¿??Nós temos um grande parceiro que permite realizarmos todos os anos o McDiaFeliz, e este recurso é o que nos mantém durante boa parte do ano. Mas ao mesmo tempo, essa parceria gera uma falsa impressão que a AACC possui recursos o suficiente, o que não é verdade. Montamos uma central ativa de telemarketing que tem garantido boa parte de nossa receita, realmente ligando e pedindo ajuda aos parceiros¿?¿, pontuou Tellen.

?O evento também contou com representantes da MT Mamma (Associação de Trabalhadores Voluntários contra o Câncer de Mama em Mato Grosso), e da Osda (Obra Social Dinâmica do Amor). Um dos assuntos também destacados no evento foi a falta de informações de como ajudar essas organizações. Como exemplo a doação que toda pessoa física pode fazer em seu imposto de renda, 6%. O recurso é recolhido em um fundo municipal e a pessoa escolhe qual a entidade vai receber o dinheiro. A prática acima não muda nada para quem faz a doação, o imposto continua o mesmo, mas certamente ajuda muito a organização que recebe.

Além da palestra, com posterior mesa de debate, uma ¿??feirinha¿?? com os produtos destas organizações foi montada na Seplan. A Feira de Saúde da Seplan busca atender o disposto no Decreto 1919/2013, que institucionalizou a política de saúde e segurança no trabalho para todos os servidores do Estado de Mato Grosso. O evento foi realizado pela Superintendência de Administração Sistêmica, por meio do Programa Qualivida.

?
? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ??