Notícias Seplan

¿??Seplan qualifica servidores para construção e análise de indicadores

Sexta-feira, 24 de outubro de 2014 | Publicado às 17h28

¿??Seplan qualifica servidores para construção e análise de indicadores

A A

¿??Seplan qualifica servidores para construção e análise de indicadores

Daniel Dino

Assessoria/Seplan_MT

O Governo do Estado tem ampliado sua capacidade de análise e construção de indicadores. Neste sentido, a Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan-MT) tem qualificado os servidores por meio de cursos específicos, ministrados por analistas? da pasta, para identificarem os pontos a serem monitorados dentro do Governo. O objetivo da ação é capacitar o quadro de servidores para o efetivo monitoramento das políticas públicas desenvolvidas em Mato Grosso.

¿??Este trabalho de análise de indicadores já foi feito dentro do Plano de Longo Prazo do Estado (PLP), que possuía 64 indicadores e agora possui 48. O mesmo está acontecendo com o Plano Plurianual. Os indicadores excluídos não possuíam os critérios técnicos necessários para serem mantidos. Em outras palavras, não serviam para verificar se a política pública estava sendo ou não executada a contento, não possuíam metas específicas de avanço para se sustentarem¿?¿, destacou o analista da Área Meio da Seplan, com formação em Matemática, Geonir Schnorr.

Ele é um dos professores do Curso de Construção e Análise de Indicadores, que já está em seu segundo ciclo. No mês de março, os técnicos e analistas da Seplan participaram das aulas. Agora em outubro, as aulas estão acontecendo para qualificar os gestores governamentais que atuam nas demais secretarias do Governo, sendo que estes devem atuar como multiplicadores em suas pastas. ¿??O curso possui uma carga de 20 horas e é realizado durante uma semana. Cada turma possui de 20 a 40 alunos. Neste segundo ciclo são três turmas, sendo que em uma delas temos a participação de técnicos da prefeitura de Várzea Grande, município que manifestou interesse em reproduzir o trabalho em sua gestão¿?¿, pontuou Geonir.

Cada servidor capacitado está apto a desenvolver a ¿??ficha de metadados¿??. Neste formulário é apresentado todo o cenário que caracteriza a necessidade de um indicador, todas as informações que justificam sua criação, permanência, ou mesmo exclusão. O servidor analisa qual o ponto deve ser monitorado de forma a constatar a política desenvolvida como um todo e assim cria um indicador para a mesma.

O curso é uma ação da Seplan-MT por meio da Superintendência de Produção e Gestão da Informação, executado pela Coordenadoria de Pesquisa, Estudos e Indicadores. ? ?¿??