Notícias Seplan

Servidores recebem orientações sobre ergonomia e postura

Quarta-feira, 04 de fevereiro de 2015 | Publicado às 17h24

Servidores recebem orientações sobre ergonomia e postura

A A

Servidores recebem orientações sobre ergonomia e postura

?

RENATA NEVES

Assessoria / Seplan-MT

Servidores da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) estão recebendo orientações sobre como manter a postura correta no ambiente de trabalho. A ação é coordenada pela assistente social Elda Fabíola Melo Gomes, da Superintendência de Administração Sistêmica, e desenvolvida pela fisioterapeuta Fernanda Priscilla Gonzaga.

A necessidade de orientar os servidores e adequar os locais onde os mesmos passam a maior parte do dia foi apontada em estudo realizado em 2014.

¿??Fizemos uma avaliação de como os servidores estavam em seus postos de trabalho e se estes ofereciam as condições ideais para garantir uma postura correta e percebemos que algumas mudanças eram essenciais. Geralmente o ser humano tenta se adaptar ao ambiente, mas no caso da ergonomia o correto é o contrário: fazer com que o ambiente esteja adequado para cada indivíduo¿?¿, explica Elda Gomes.

O objetivo da iniciativa é garantir o conforto do profissional, fator que acaba influenciando sua produtividade, além de evitar a ocorrência de doenças.

¿??Conforme levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Gestão, doenças osteomusculares são a segunda causa de afastamento de servidores públicos em Mato Grosso¿?¿, relata a assistente social.

As doenças osteomusculares atingem tendões, músculos, nervos, ligamentos e outras estruturas responsáveis pelos movimentos dos membros superiores e inferiores. As vítimas geralmente são pessoas que realizam movimentos repetitivos no trabalho, somados à má postura.

Para adaptação dos locais de trabalho, foram entregues aos servidores materiais como apoios de teclado, mouse pads, ajustes de altura para os monitores e apoios de pés.

Ricardo Sardinha já notou a diferença após as alterações promovidas em seu setor. ¿??Agora fico bem mais confortável e já não sinto dores como eu sentia antes¿?¿, diz.

Celina Minakami afirma que a ação é positiva. ¿??O que eu mais gostei foi do apoio para os pés. Agora fico com a coluna na posição correta e está bem mais agradável¿?¿, ressalta.

Essa iniciativa faz parte do Programa de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida, normatizado pelo Decreto 1919/2013.

?

Clique aqui para mais orientações posturais no ambiente de trabalho