Notícias Seplan

Oficina começa a definir prioridades da gestão

Segunda-feira, 09 de fevereiro de 2015 | Publicado às 17h24

Oficina começa a definir prioridades da gestão

A A

? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? Oficina começa a definir prioridades da gestão

?

?

?

RENATA NEVES

Assessoria/Seplan-MT

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), deu início, neste sábado (07.02), às definições das prioridades da gestão. A ação marca o início do mapeamento estratégico do Estado e é o primeiro passo para o cumprimento dos compromissos assumidos pelo governador Pedro Taques perante a sociedade.

Realizada durante todo o dia, a primeira oficina para elaboração das orientações estratégicas do governo contou com a participação do governador Pedro Taques, do senador Cristovam Buarque, de secretários de Estado e equipe técnica das secretarias e entidades. ¿??Para atingirmos os objetivos que pretendemos, precisamos pensar estrategicamente o Estado, por isso hoje é um dia muito importante¿?¿, disse o governador.

O senador Cristovam Buarque também ressaltou a importância da elaboração de um planejamento estratégico. ¿??Se não houver planejamento e um cronograma para execução das ações, corre-se o risco de, ao final de quatro anos, não conseguir cumprir os objetivos traçados¿?¿, concluiu.

Durante o encontro, os participantes definiram os objetivos e estratégias para o desenvolvimento de ações em dois dos eixos em que está dividido o plano do governo Taques. São eles: ¿??Estado Parceiro e Empreendedor¿?¿ e ¿??Cidades para viver Bem: Municípios sustentáveis¿?¿. Os demais eixos ¿?? são cinco no total - serão explorados nos próximos encontros. Para otimizar os trabalhos, os participantes foram divididos em três grupos, conforme áreas de atuação.

O secretário de Planejamento, Marco Marrafon, ressaltou a importância das discussões. ¿??A definição das orientações estratégicas visam garantir maior eficácia das políticas públicas, que passarão a ser monitoradas e avaliadas periodicamente¿?¿.

Participaram das discussões os secretários Marco Marrafon (Planejamento), Seneri Paludo (Desenvolvimento Econômico), Marcelo Duarte (Infraestrutura), Suelme Evangelista (Agricultura Familiar e Regularização Fundiária), Eduardo Moura (Desenvolvimento Regional), Gustavo Oliveira (Projetos Estratégicos), Ana Luiza Peterlini (Meio Ambiente), Paulo Brustolin (Fazenda) e Eduardo Chiletto (Cidades), além de equipes técnicas das secretarias e de entidades como Intermat, Empaer, Indea, Metamat, MT Gás, MT Fomento e Ipem.

Respeito ao cidadão

As orientações estratégicas são construídas com base no plano de governo apresentado pelo governador Pedro Taques e no Plano de Longo Prazo de Mato Grosso, que traça o cenário para os próximos 20 anos.

¿??A definição das orientações estratégicas constitui a primeira etapa do processo de elaboração dos programas e ações que serão executados pelo governo nos próximos quatro anos. Futuramente, serão acrescentadas as demandas setoriais das secretarias e entidades e também as sugestões que a população irá apresentar durante oficinas a serem realizadas nas principais regiões do Estado¿?¿, explicou a coordenadora da Unidade de Coordenação e Apoio à Gestão Estratégica (UGE), Luceni Grassi de Oliveira.

Luceni ressaltou ainda que as prioridades definidas durante os encontros vão compor os próximos acordos de resultados, o Plano Plurianual (PPA) 2016-2019 e, posteriormente, a Lei Orçamentária Anual (LOA).

Novo modelo de gestão

Os critérios adotados para a definição das prioridades do governo refletem o novo modelo de gestão implantado pelo governador Pedro Taques. Segundo o secretário de Planejamento, Marco Marrafon, a intenção é que o plano de governo apresentado para a sociedade durante a campanha eleitoral e o orçamento do Estado não sejam ¿??meras peças de ficção¿?¿.

¿??O governador Pedro Taques vai cumprir os compromissos firmados com os cidadãos. As ações previstas em seu plano de governo serão detalhadas e inseridas no orçamento do Estado para que possam ser executadas¿?¿, afirmou.

Calendário

As próximas oficinas estão previstas para serem realizadas nos dias 13, 18 e 19 e contarão com a presença de membros das demais secretarias e órgãos do Estado.

?

?{flashmagazine id=32}