Notícias Seplan

MT-PAR atuará no desenvolvimento de projetos sustentáveis

Quinta-feira, 16 de abril de 2015 | Publicado às 17h22

MT-PAR atuará no desenvolvimento de projetos sustentáveis

A A

? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? MT-PAR atuará no desenvolvimento de projetos sustentáveis

? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ??


RENATA NEVES
Assessoria/Seplan-MT

A empresa MT Participações e Projetos S.A (MT-PAR), vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento, vai participar do desenvolvimento de projetos sustentáveis de iluminação pública, esgotamento sanitário e resíduos sólidos para municípios de Mato Grosso.

O Protocolo de Intenções para implantação dos projetos foi assinado nesta quinta-feira (16) pelo governador Pedro Taques, em parceria com a Organização Não-Governamental ¿??Regions of Climate Action¿?? (R20), criada em 2010 pelo ator Arnold Schwarzenegger, quando era governador do estado norte-americano da Califórnia.

Também assinaram o documento o presidente da MT-PAR, Vinicius Araújo, e prefeitos de 30 municípios de Mato Grosso.

¿??Essa parceria será muito importante para o Estado, pois se trata de recursos internacionais que podem vir para financiar projetos na área ambiental. Em momentos de escassez fiscal, como o que estamos passando atualmente, uma fonte extra de recursos internacionais é sempre bem vinda, além do aporte gerencial e técnico que eles vão fornecer¿?¿, ressaltou Vinicius.

Vice-presidente da ONG na América Latina, o governador Pedro Taques destacou os três temas que serão discutidos com as prefeituras: iluminação, destinação correta do lixo e saneamento básico.

¿??Buscamos a mudança da iluminação de LED, o que gera muita economia, e também discutir a destinação do lixo que precisa passar de problema para solução sustentável. Através do MT PAR podemos encontrar soluções diferenciadas para estas questões¿?¿, disse.

Os secretários de Planejamento, Marco Marrafon, de Cidades, Eduardo Chiletto, e do Gabinete de Desenvolvimento Regional, Eduardo Moura, também participaram do evento. As Pastas atuarão em conjunto com a MT-PAR e também com a Casa Civil para desenvolvimento dos projetos.

¿??A execução de políticas públicas voltadas para a preservação ambiental está incluída no planejamento elaborado para Mato Grosso e a MT-PAR irá participar da implantação dos projetos nos municípios¿?¿, afirmou Marrafon.

O objetivo da R20 é promover e implementar projetos com foco no desenvolvimento sustentável e no combate às mudanças climáticas, potencializando melhores práticas políticas, de tecnologia e finanças.