GERAL

Chico Daltro destaca fortalecimento da Auditoria Geral do Estado no governo Silval Barbosa

Quarta-feira, 21 de março de 2012 | Publicado às 14h57

A A

Josi Pettengill - SECOM/MT

O vice-governador de Mato Grosso, Francisco Daltro, destacou em sua fala na abertura da etapa estadual da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (1ª Consocial), o fortalecimento que a Auditoria Geral do Estado (AGE-MT) vem recebendo na gestão do governador Silval Barbosa. Segundo Chico Daltro, o pensamento do Governo é o de que a transparência e o controle social são pilares de sustentação da democracia e isso passa pelo fortalecimento do órgão de controle interno.

"O governador Silval Barbosa tem uma determinação, e vem caminhando neste sentido, que é o de fortalecer a Auditoria Geral do Estado de Mato Grosso, não só dotando o órgão de estrutura necessária, mas também investindo na formação de seus recursos humanos, expressos, principalmente, com a posse de novos auditores, como forma de garantir a abertura necessária do Governo para exercício da transparência e do controle social", afirmou o vice-governador.

Segundo Chico Daltro, o Governo de Mato Grosso tem um compromisso especial com a transparência e lisura dos atos administrativos, o qual pode ser verificado por meio da atuação preventiva da Auditoria Geral nesse primeiro ano do governo Silval Barbosa. "Nossa Auditoria Geral do Estado tem demonstrado competência e uma atuação firme, com total cobertura do governo, bem como o auxílio e apoio de toda a equipe", destacou.

CONTROLE SOCIAL

O vice-governador pontuou ainda que sem o controle social restará apenas as formas autoritárias de controle, o que inviabiliza o estabelecimento e a permanência de qualquer regime democrático de direto. Segundo ele, a administração estadual entende que o controle social é fundamental não só para a garantia controle da gestão pública, mas também para definição e execução dos projetos em desenvolvimento pelo Governo, "o que nos dá a oportunidade de repensar as ações voltadas à sociedade".


Fonte: ZEQUIAS NOBRE - AGE/MT