Notícias Seplan

Governo assina memorando com programa da ONU

Quinta-feira, 21 de maio de 2015 | Publicado às 17h22

Governo assina memorando com programa da ONU

A A

? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? Governo assina memorando com programa da ONU

? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ??

THAISA PIMP¿?O/THIAGO ANDRADE
Redação/Gcom-MT

O Governo de Mato Grosso assinará, nas próximas semanas, um memorando de cooperação com representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para implantação de sistemas de informação que contribuirão com o planejamento estratégico da administração e consequente concretização de políticas públicas. A parceria foi firmada durante reunião, nesta quarta-feira (20.05), na sede da ONU, em Brasília.

Conforme explicou o embaixador do PNUD, Jorge Chediek, o conceito de business intelligence (inteligência de negócios) é aplicado em diversas áreas de gestão ao redor do mundo. Trata-se do processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão e resultam na elaboração de teorias, metodologias, processos e estruturas que geram dados e embasam tomadas de decisões estratégicas.

Para o governador Pedro Taques, a parceria com o PNUD será mais uma ferramenta para que a administração possa promover as mudanças necessárias. ¿??Quando assumimos, encontramos um cenário de muita desordem de informações e falta de acompanhamento do que é executado pelo Governo. Essa nova alternativa nos ajudará a dar transparência as ações¿?¿, afirmou.

Quando da implantação dos sistemas, o Governo poderá acompanhar, por exemplo, o andamento dos medicamentos de alto custo, desde a sua compra e transporte até a entrega final. ¿??Ter essas informações organizadas e poder acompanhar o desenvolvimento de cada área, respeitando as suas peculiaridades é fazer gestão¿?¿, avaliou Taques.

O secretário de Estado de Planejamento, Marco Marrafon, será o responsável pela aplicação em Mato Grosso dos sistemas, de modo que dados sejam usados para aprimorar o planejamento a longo prazo.

Mato Grosso será o segundo estado brasileiro a usar os projetos desenvolvidos pelo PNUD. Até o momento, apenas o estado do Paraná utiliza as plataformas desenvolvidas pela rede de desenvolvimento global.