Notícias Seplan

Consórcio elege seis áreas prioritárias para o desenvolvimento

Sexta-feira, 07 de agosto de 2015 | Publicado às 17h21

Consórcio elege seis áreas prioritárias para o desenvolvimento

A A

Consórcio elege seis áreas prioritárias para o desenvolvimento

? ? ?

GUSTAVO NASCIMENTO
Redação/Gcom-MT

Após um dia de reunião, a equipe de planejamento, formada por secretários de estratégia e planejamento dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Rondônia e do Distrito Federal debateram a proposta de minuta para a formatação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Centro Oeste.

A equipe de planejamento prevê seis áreas de atuação para acelerar o desenvolvimento da região. O Consórcio Interestadual vai contemplar a agropecuária, logística, industrialização, educação, empreendedorismo e inovação. O documento será analisado e referendado pelos governadores do bloco, nesta sexta-feira (07.08), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

Além dos secretários participaram da reunião os procuradores gerais, representantes da Secretária de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e membros do Consórcio ABC Paulista, que foi utilizado como modelo para a parceria entre os estados.

No período da manhã, o grupo discutiu a proposta de minuta do protocolo de intenções e definiu questões relacionadas à natureza jurídica, finalidades da entidade, organização, formação e atuação do conselho de administração.

Brasília, no Distrito Federal, foi escolhida como sede do consórcio por sua posição geográfica e política. Os governadores vão escolher por meio voto o presidente do Consórcio.

Após o almoço, o Secretário Extraordinário de Gabinete de Assuntos Estratégicos, Gustavo de Oliveira, apresentou uma prévia da atuação da Agência de Desenvolvimento e possíveis projetos que poderão alavancar a economia do novo modelo de desenvolvimento que está sendo proposto.

Oliveira apresentou propostas de agências de capitalização, grupos de trabalho, modelos de integração regional, criação de programas para atração de investimentos entre outros exemplos. ¿??O foco da agenda de hoje foi a modelagem do consórcio para atingirmos os objetivos que estão sendo propostos pelos entes federativos associados¿?¿, disse.

Para o secretário de Estado de Planejamento de Goiás, Thiago Peixoto, a formação do bloco é um marco para toda a região. Segundo ele, o país vai passar a ter outro olhar para o Brasil Central. ¿??Além de executar as políticas públicas o consórcio vai pensar as políticas públicas, em algumas áreas especiais, comuns a todos os estados. Por exemplo, todos os governadores entendem que nós temos que promover avanços muito fortes educacionais, então nós queremos pensar uma reforma educacional juntos¿?¿, afirmou.

Segundo o secretário de Estado de Planejamento de Mato Grosso, Marco Aurélio Marrafon, todo o conjunto de políticas que esta sendo pensado neste estado de transformação visa, justamente, colocar Mato Grosso no centro das grandes discussões nacionais. ¿??Estamos pensando em um instrumento inédito de desenvolvimento federativo que não está previsto em outros estados¿?¿.

Marrafon lembrou que tudo contempla um planejamento estratégico de alçar a região para o debate nacional. ¿??Vamos estabelecer um novo patamar de relacionamento com a União, buscando maior integração do pacto federativo. Nesse contexto é importante dizer que o papel do governador Pedro Taques tem sido fundamental¿?¿.

Participam do evento os secretários de planejamento Thiago Peixoto (Goiás), David Torres (Tocantins), George Braga (Rondônia), Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul), Leony Lemos (Distrito Federal); os secretários-adjuntos de planejamento Pedro Pimentel (Rondônia) e Renato Brown (Distrito Federal); os procuradores-gerais Sérgio do Vale (Tocantins) e Rafael Arruda (Goiás); o procurador-adjunto Fernando Zanela (Mato Grosso do Sul); o secretário-executivo e o adjunto de assuntos estratégicos da Presidência da República, Vitor Pinto Chaves e Ariel Pares; além do diretor-executivo do Consórcio ABC, Leandro Piccino, e do secretário-executivo da Agência ABC, Giovanni Rocco.

De Mato Grosso também participam o secretário do Gabinete de Assuntos Estratégicos, Gustavo de Oliveira, e o procurador-geral do Estado, Patryck Ayala.

Fórum dos Governadores do Brasil Central

A primeira reunião do Fórum foi realizada no dia três de julho deste ano, em Goiânia (GO), ocasião em que os representantes dos Poderes Executivos dos Estados decidiram criar uma entidade para fomentar o desenvolvimento da região. O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República Mangabeira Unger, que participou da primeira reunião e estará em Cuiabá nesta sexta-feira (07.08), disse que o Brasil Central pode ser a vanguarda do novo modelo de desenvolvimento.

O próximo encontro dos governadores será realizado na cidade de Palmas, em Tocantins no próximo dia 4 de setembro. Em 21 de outubro o Fórum deverá se reunir em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.