Notícias Seplan

Taques e mais 5 governadores firmam parcerias durante Fórum em MS

Segunda-feira, 05 de outubro de 2015 | Publicado às 17h18

Taques e mais 5 governadores firmam parcerias durante Fórum em MS

A A

Taques e mais 5 governadores firmam parcerias durante Fórum em MS

RENATA NEVES/ NAYARA TAKAHARA
Assessorias/ Seplan e GAE

Campo Grande, MS - O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central está oficialmente criado após a aprovação de Lei em quatro, dos seis estados que o compõem. Em apenas três meses, o consórcio se estabeleceu e avança na definição das ações a serem realizadas em conjunto, com o objetivo de promover políticas que colaborem com o desenvolvimento integrado da região.

Durante a segunda etapa do 4º Fórum de Governadores Brasil Central, realizada nesta sexta-feira (02.10), em Campo Grande (MS), o governador Pedro Taques junto aos chefes do Executivo dos estados de Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Distrito Federal assinaram um Memorando de Intenções para formatação de modelo de parceria com a organização internacional Teach for All e a sociedade civil sem fins lucrativos Vetor Brasil.

A parceria prevê a elaboração e o desenvolvimento de projetos de apoio a programa de recrutamento, seleção e capacitação de professores da rede pública, a ser desenvolvido pela Teach for All, e de seleção e de treinamento de profissionais para atuar na concepção, implementação e avaliação de políticas públicas (Trainees de Gestão Pública), sob coordenação da Vetor Brasil.

Taques considera o Brasil Central um exemplo de sucesso. ¿??Apesar da crise econômica e política pela qual estamos passando, nós estamos aqui pensando no futuro. Já existimos oficialmente e agora temos o desafio de concretizar o que estamos planejando¿?¿, disse.

Reforma do Estado

O governador sugeriu ainda que o próximo encontro, que será realizado em Brasília, seja ampliado de dois para três dias. A ideia é que os governadores apresentem o consórcio e as ações planejadas em uma audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado Federal e também aproveitem a oportunidade para discutir o alongamento das dívidas dos estados.

Marconi Perillo, governador de Goiás, parabenizou os integrantes do consórcio pelos avanços conquistados até o momento e chamou a atenção para a necessidade de debater a Reforma do Estado e temas relativos ao Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) durante reunião do Conselho Deliberativo.

¿??Temos demonstrado uma consistência muito grande em relação aos temas debatidos durante as reuniões, além de agilidade na tomada de decisões. Para o próximo encontro em Brasília, devemos formar um grupo de discussão técnica para trabalhar esses assuntos¿?¿, sugeriu.

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, reforçou a importância do debate sobre a Reforma do Estado. ¿??Tenho absoluta convicção de que esse é o tema mais importante hoje. Precisamos debater a reforma do estado, que vai desde uma reforma política até uma reforma da previdência. Temos que voltar os nossos olhos para o futuro e preparar as bases a partir de agora¿?¿, declarou.

Rollemberg também endossou a proposta apresentada por Pedro Taques e ressaltou a necessidade de discutir maneiras de utilizar melhor os recursos do FCO e do FDCO no Condel. Sugeriu ainda que o Banco de Brasília (BRB) assuma a função de banco do Brasil Central.

Marcelo Miranda, governador de Tocantins, afirmou que a união dos estados, através do consórcio, tem o objetivo de provocar discussões de relevância nacional. ¿??Da forma como está sendo constituído esse consórcio, nós seremos exemplos não só para o Brasil, mas para o mundo¿?¿, observou.

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, sugeriu que as questões sanitárias e de fronteiras integradas sejam incluídas na pauta a ser debatida pelo consórcio. ¿??Precisamos buscar soluções conjuntas para potencializar o crescimento dos estados¿?¿, frisou.

Site

Na ocasião, foi oficializado o lançamento do portal do Brasil Central (www.brasilcentral.gov.br). O site tem a finalidade de promover a região e concentra as principais informações sobre os estados, como indicadores econômicos, sociais e de desenvolvimento. Nele haverá ainda um observatório, que será alimentado pelos institutos de pesquisa e secretarias de planejamento das unidades da federação que integram o bloco.

Durante o evento, procuradores-gerais dos estados-membros também avançaram na elaboração da minuta do estatuto do consórcio.

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central é composto pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Rondônia e do Distrito Federal. Juntos, eles representam 25% do território nacional, com 658 dos 5.570 municípios brasileiros e quase 20 milhões de habitantes.