Notícias Seplan

Seplan adere à campanha de prevenção ao câncer de mama

Sexta-feira, 09 de outubro de 2015 | Publicado às 17h18

Seplan adere à campanha de prevenção ao câncer de mama

A A

Seplan adere à campanha de prevenção ao câncer de mama

RENATA NEVES
Assessoria/Seplan-MT

A Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) está apoiando a campanha ¿??Outubro Rosa¿?¿, cujo objetivo é conscientizar as pessoas sobre a prevenção do câncer de mama. Desde o início do mês, a secretaria realiza uma série de ações para informar os servidores sobre a importância de prevenir a doença, com a realização do autoexame e da mamografia, além do cuidado com a alimentação e o corpo.

Nesta quinta-feira (08.10), servidores da secretaria assistiram uma palestra realizada pelo oncologista e mastologista Wilson Garcia, que atua como voluntário na campanha. Segundo ele, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres brasileiras. Somente em 2014, pouco mais de 57 mil mulheres receberam o diagnóstico da doença.

Embora seja uma doença grave, o médico frisou que, quando descoberta no início, as chances de cura são grandes. ¿??¿? possível diagnosticar o câncer de mama na fase inicial e até mesmo na fase pré-cancer. Nestes casos, a chance de cura é de 95% a 100% e as consequências são as menores possíveis¿?¿, afirmou.

Diante desta realidade, Wilson Garcia chamou a atenção para a importância do diagnóstico precoce. ¿??¿? importante deixar claro que, na fase inicial, o câncer não apresenta nenhum sintoma. Nem mesmo pode ser detectado com o toque. Por isso, é muito importante fazer a mamografia¿?¿, disse.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, a primeira mamografia deve ser feita a partir dos 35 anos e, anualmente, a partir dos 40. O exame permite o reconhecimento de alterações desde 1 mm de diâmetro, identificando pequenos nódulos ou microcalcificações agrupadas. ¿??Com a mamografia feita de forma seriada, nós conseguimos evitar até 49% das mortes¿?¿, destacou o médico.

Os homens também podem ser acometidos pelo câncer de mama, mesmo em menor incidência. Para cada 100 casos de mulheres é registrado um caso de homem com a doença.

MT Mamma

Em Mato Grosso, a campanha Outubro Rosa é promovida pela associação sem fins lucrativos MT Mamma. Criada em 2009, a associação oferece apoio às pessoas acometidas pela doença e a seus familiares durante e após o tratamento.

Os voluntários que integram a MT Mamma realizam visitas aos pacientes no hospital e em suas residências, além de bate-papo mensal para integrar o grupo, encontros psicoterapêuticos, campanhas promocionais e educativas, terapias alternativas e ocupacionais, hidroginástica e fisioterapia. A associação sobrevive de doações e da comercialização de produtos fabricados pela próprias assistidas.