Notícias Seplan

Servidores participam de palestra sobre Saúde do Homem

Terça-feira, 24 de novembro de 2015 | Publicado às 17h13

Servidores participam de palestra sobre Saúde do Homem

A A

Servidores participam de palestra sobre Saúde do Homem


RENATA NEVES
Assessoria/Seplan-MT


Em homenagem ao Dia Internacional do Homem, comemorado nesta quinta-feira (19.11), servidores da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) participaram de uma palestra sobre a saúde masculina. O evento também integra o cronograma de ações relacionadas à campanha Novembro Azul.

Na ocasião, o fisioterapeuta e servidor da Secretaria de Estado de Saúde, Alberto Yassuo Yoshiara, apresentou aos servidores informações sobre o diabetes, o câncer de próstata e outras doenças que atingem os homens e também chamou a atenção para a necessidade de realizar exames preventivos e manter hábitos saudáveis.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a reduzir o risco de câncer e também de outras doenças crônicas não-transmissíveis.

Hábitos saudáveis também são recomendados, como: praticar ao menos 30 minutos diários de atividade física de três a cinco vezes por semana; manter o peso adequado à altura; reduzir o consumo de álcool e não fumar.

Em relação ao câncer de próstata, Alberto Yoshiara afirmou que a incidência e o índice de mortalidade podem aumentar significativamente após os 50 anos. Homens que tenham histórico familiar da doença, negros e obesos devem fazer os exames a partir dos 45 anos.

O câncer de próstata ocupa o segundo lugar no ranking dos tipos da doença que mais atingem os homens, atrás apenas do câncer de pulmão. Se for diagnosticado no início, porém, apresenta mais de 90% de chances de cura.

Alberto Yoshiara falou ainda sobre outras campanhas relacionadas à saúde do homem, como a ¿??Agosto Azul¿?¿, dedicada à prevenção as causas gerais de mortes masculinas, incluindo a violência urbana com mortes por armas de fogo e armas brancas, mortes no trânsito, câncer de próstata, entre outras.