Notícias Seplan

Seplan avança na implantação de escritórios setoriais de projetos

Sexta-feira, 08 de janeiro de 2016 | Publicado às 17h12

Seplan avança na implantação de escritórios setoriais de projetos

A A

Seplan avança na implantação de escritórios setoriais de projetos

RENATA NEVES
Assessoria/Seplan-MT

A Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) avançou em 2015 na implantação de escritórios setoriais de projetos. Por meio do Escritório de Gerenciamento de Projetos de Mato Grosso (EGP-MT), criado nesta gestão, a Seplan atuou na implantação das novas estruturas em três secretarias e promoveu capacitações para difundir boas práticas de gerenciamento de projetos em todo o Estado.

As pastas de Cultura, Gestão e Segurança Pública foram as primeiras contempladas com os escritórios setoriais. A medida tem o objetivo de garantir a eficiência e a qualidade das obras e serviços que serão entregues aos cidadãos por meio do monitoramento dos projetos e avaliação dos resultados alcançados.

Nas secretarias de Cultura e Gestão não havia nenhum setor que exercesse as funções propostas pelo EGP-MT. Por isso, novas unidades de apoio estratégico especializado foram criadas e formalmente instituídas nas estruturas das pastas. Já na Segurança Pública havia um setor de projetos, que passou por um processo de reorganização e estruturação para o suporte e monitoramento dos projetos estratégicos.

O EGP-MT trabalha ainda na elaboração de uma nova versão da Metodologia de Gerenciamento de Projetos do Estado de Mato Grosso e de um manual sobre fontes e procedimentos para captação de recursos para projetos.

Capacitações

Em 2015 o Escritório de Gerenciamento de Projetos de Mato Grosso promoveu dois cursos com o objetivo de capacitar servidores estaduais e auxiliar os órgãos e entidades do Governo na elaboração de projetos voltados para a captação de recursos.

Realizado durante duas semanas, o workshop "Melhores Práticas em Captação de Recursos" abordou a atuação do setor público na captação de recursos para a viabilização financeira de projetos e contou com a participação de mais de 140 servidores.

O EGP-MT também promoveu um curso de introdução ao gerenciamento de projetos, do qual participaram 60 servidores das secretarias de Cultura, Planejamento e Segurança Pública.

EGP-MT

Após a Reforma Administrativa do Poder Executivo Estadual, a Seplan recebeu a incumbência de desenvolver o Escritório de Gerenciamento de Projetos de Mato Grosso, com o objetivo de: aumentar a eficiência, eficácia e qualidade dos projetos desenvolvidos pelo Governo do Estado; melhorar a qualidade e o fluxo das informações referente a gestão de projetos; padronizar os processos de gestão dos projetos; melhorar a captação de recursos para projetos e promover a melhoria continua nas práticas de gestão de projetos.

A criação do EGP-MT foi oficializada no Decreto 145/2015, que definiu a estrutura da Secretaria de Estado de Planejamento. Posteriormente, o Regimento Interno da SEPLAN (Decreto 328/2015) estabeleceu as competências da unidade de apoio estratégico e especializado.

¿??A implantação dos Escritórios de Gerenciamento de Projetos contribui para a entrega de melhores serviços para a sociedade. Desta forma, em 2016 continuaremos a implantação dos EGPs setoriais, fornecendo capacitações e suporte de forma a criar uma rede de gerenciamento de projetos que possibilite a socialização das boas práticas desenvolvidas por cada unidade, bem como multiplicar os esforços visando atender as necessidades dos cidadãos¿?¿, afirmou o gestor governamental e membro do EGP-MT, William de Almeida.