TRANSPARÊNCIA PÚBLICA

Planejamento divulga Caderno de Indicadores 2016

Quarta-feira, 19 de abril de 2017 | Publicado às 16h57

Documento contempla 34 indicadores de desempenho; Dados referentes à taxa de registros de roubos e ocupação do sistema penitenciário estão entre as informações divulgadas

A A

- Foto por: Gcom-MT

A Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan-MT) torna público, nesta quinta-feira (20.04), o Caderno de Indicadores de 2016. A publicação apresenta uma análise do Estado, referente ao ano de 2015, com base em indicadores de desempenho relacionados aos temas: economia, educação, infraestrutura, segurança e aspectos institucionais. A produção também retrata a evolução dos indicadores nos últimos cinco anos e, em algumas situações, ao longo de uma década.

Dados relativos à dinâmica da economia mato-grossense, população de alunos de quatro a 17 anos na escola, registros de roubos, homicídios dolosos, encarceramento e ocupação do sistema penitenciário estão entre as informações divulgadas. Ao todo, o documento contempla 34 indicadores de desempenho.

“O periódico atua como um importante instrumento de análise para o planejamento e elaboração de políticas públicas para o Estado ao fornecer fontes atualizadas e confiáveis, aos gestores públicos e à sociedade, que permitem aferir as condições de vida da população”, afirma o secretário-adjunto de Informações Socioeconômicas, Geográficas e de Indicadores da Seplan, Paulo Cezar de Souza.

O caderno utiliza como fontes oficiais as informações disponibilizadas pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Ministério da Educação (MEC), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), bem como pelas Secretarias de Estado de Cultura (SEC-MT), Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), Educação (Seduc-MT), Segurança Pública (Sesp-MT), entre outros órgãos e entidades.

Resultado de uma das linhas de trabalho da Coordenadoria de Métodos Estatísticos, de Pesquisa e de Indicadores (CEI), unidade vinculada à Secretaria Adjunta de Informações Socioeconômicas, Geográficas e de Indicadores da Seplan, a publicação terá uma maior abrangência na edição de 2017, prevista para o final do exercício, conforme explica Paulo Henrique Monteiro Guimarães, coordenador do setor.?

“Para o próximo caderno, o rol de indicadores será ampliado, retratando a realidade do Estado a partir de outras áreas”, comenta o gestor, ao acrescentar que o Manual de Elaboração de Indicadores, referência para a construção da base anual de dados, também está disponível no site da Secretaria de Estado de Planejamento.

Confira aqui o Caderno de Indicadores 2016 e o Manual de Elaboração.



Fonte: Nayara Takahara | Seplan-MT