COOPERAÇÃO

Mato Grosso compartilha atualizações do Fiplan com Roraima

Terça-feira, 02 de maio de 2017 | Publicado às 16h57

A A

Técnicos da Seplan Roraima em visita ao Governo de Mato Grosso - Foto por: Daniel Dino

As atualizações efetuadas pelo Governo do Estado de Mato Grosso no Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças (Fiplan) para descentralizar e ampliar o controle sobre o orçamento público poderão ser aplicadas também no Estado de Roraima. Uma equipe de técnicos esteve em Mato Grosso para conhecer estes novos módulos do Fiplan. A visita técnica teve duração de três dias e foi realizada na Secretaria de Planejamento de Mato Grosso (Seplan-MT).

?

"O Estado de Roraima já utiliza o Fiplan para o seu controle e execução orçamentária e contábil. Temos um termo de cooperação técnica onde o ambiente de testes e homologação continua sendo em Mato Grosso.?Nós desenvolvemos novos módulos para ampliar o controle e a descentralização e ainda diminuir a burocracia no trâmite das informações. São estas novidades que apresentamos aos técnicos de Roraima", destacou o Analista de Tecnologia da ?Informação da Seplan-MT, Lúcio Flávio dos Santos.

?

As ferramentas para a consolidação da Lei Orçamentária Anual também foram destacadas assim como o módulo de definição, acompanhamento, colaboração e finalização dos artigos da Lei de Diretrizes Orçamentárias. "O Fiplan de Mato Grosso permite que as unidades orçamentárias participem de todas as etapas do orçamento, desde a proposição dos artigos da lei, até efetiva execução e posterior avaliação. Temos nos empenhado para que o Governo aja como um só, sem ilhas isoladas, potencializando assim os recursos públicos", pontuou a secretária adjunta de Orçamento, Roberta Maria Amaral.

?

Outro módulo detalhado foi desenvolvido para emissão de relatório de acompanhamento da margem orçamentária disponível aos?órgãos de controle, e ainda o acompanhamento da execução orçamentária através de Pacotes de Despesa.

?

Na outra ponta uma, novidade apresentada para Mato Grosso, foi a descentralização de inserção de informações onde os créditos adicionais dos outros Poderes não mais necessitam ser efetuados pelo Executivo. A visita dos técnicos de Roraima foi realizada entre os dias 25 e 27 de abril.¿



Fonte: Daniel Dino | Assessoria Seplan-MT