GERAL

Silval Barbosa participa das comemorações do Dia Internacional da Mulher

Quinta-feira, 08 de março de 2012 | Publicado às 18h00

A A

JOSI PETTENGILL - Secom/MT

O dia 8 de março, no qual se comemora o dia Internacional da Mulher, é marcado pelo Lançamento da Cartilha sobre enfrentamento a violência doméstica elaborado pela Comissão Permanente de Promotores que lidam com a Violência Doméstica e extensa programação.

O governador de Mato Grosso,Silval Barbosa, participou da solenidade que foi realizada no Palácio Paiaguás. A programação se estende durante todo o dia. O evento faz parte da segunda edição do "Março Sempre Mulher" e é voltado à promoção de cidadania das mulheres e combate à violência de gênero durante todo mês de março.

Silval Barbosa destacou o trabalho realizado em Mato Grosso na prevenção e combate a violência doméstica e comemorou resultados de projetos e a ampla aplicabilidade de Lei Maria da Penha em Mato Grosso.

Silval Barbosa reafirmou o compromisso do governo de Mato Grosso com a causa de prevenção e combate a violência doméstica. “Fico muito feliz de ver o resultado de trabalhos como o "Lá em casa que manda é o respeito" realizado dentro dos presídios. Hoje é dia de avaliar os avanços nesta área cujo objetivo é ter uma sociedade mais justa”, afirmou.

A promotora de justiça e coordenadora da Comissão Permanente de Promotores da Violência Doméstica, Lindinalva Rodrigues, explicou que hoje é realizado em todo Brasil o lançamento da cartilha "O Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher: Uma Construção Coletiva". Segundo a promotora, a cartilha servirá para formular diretrizes de atuação no enfrentamento ao crime. Lindinalva também comemorou a decisão do Supremo Tribunal Federal no dia 9 de fevereiro deste ano que declarou a Lei Maria da Penha Constitucional.

“A partir de agora a lei Maria da Penha é constitucional. A violência contra mulher passa a ser crime de ação penal pública e incondicionada com caráter retroativo, vinculante e contra todos. Também destaco o Projeto Lá em Casa quem Manda é o Respeito, no qual trabalhamos dentro dos presídios com os agressores das mulheres”, afirmou.

MT em Londres

Em maio o trabalho realizado em Mato Grosso no enfrentamento à violência doméstica irá ser conhecido em Londres. A juíza de direito e diretora da pasta de pesquisa da Universidade Federal de Mato Grosso sobre vulnerabilidade e Violência de Gênero, Amini Haddad, explica que Mato Grosso terá um painel em um congresso mundial sobre violência em Londres onde será retratada a experiência do Brasil após a lei Maria da Penha.

“Será levado todos os índices dos avanços ocorridos. Não existe legislação com maior consciência popular do que a lei Maria da Penha, que tem 98% de conhecimento público. Mas temos muito a melhorar como uma maior atenção no tráfico internacional de meninas”, afirmou.

Programação

Pela manhã a programação contou ainda com a peça teatral "Veja você Margarida" com atores de Pernambuco. A companhia de teatro acompanha o promotor de justiça de Pernambuco, João Maria Rodrigues Filho, que ministrou pela manhã a palestra sobre a violência doméstica e a aplicabilidade da lei Maria da Penha. “A peça trata o ciclo da violência de forma divertida. Nossa meta é reduzir o número de homicídios contra mulheres. Veja, de cada 100 mulheres mortas, 70 são vítimas de seus companheiros. Mulher não pode mais morrer desta forma”, afirmou.

Participaram da programação representante do Ministério Público e dos poderes executivo, legislativo e judiciário. Confira aqui a programação do "Março Sempre Mulher".


Fonte: SINARA ALVARES - Secom/MT