CAPACITAÇÃO

Escola de Governo inicia segunda edição da Academia de Novos Líderes

Sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019 | Publicado às 23h16

Ao todo, 30 servidores públicos de carreira serão capacitados ao longo de 2019 para exercerem cargos de liderança no Executivo Estadual.

A A

Aula inaugural da segunda turma do projeto Academia de Novos Líderes - Foto por: Marcos Vergueiro | Secom-MT

A segunda turma da Academia de Novos Líderes começou as atividades de 2019 com a aula inaugural, realizada na tarde desta quinta-feira (14.02), na sede da Escola de Governo. Ao todo, 30 servidores públicos estaduais de carreira serão capacitados para exercerem cargos de liderança no Executivo estadual.

O curso é realizado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Superintendência da Escola de Governo, sem custo ao Estado por conta de parcerias que possibilitaram que servidores que já possuem qualificação nas áreas técnicas abordadas pela capacitação possam atuar como facilitadores de aprendizagem.

Para o secretário de Planejamento e Gestão de Mato Grosso, Basílio Bezerra, a Academia de Novos Líderes valoriza os servidores que estão no quadro do Estado. “Este projeto é direcionado para os desafios da gestão estadual e para a realidade do serviço público, por isso ele desempenha um papel muito importante e complementar na formação não apenas de bons profissionais, mas de líderes e excelentes cidadãos”.

“A Academia de Novos Líderes é um projeto extremamente gratificante. São servidores capacitando servidores e compartilhando suas experiências”, reforçou a secretária adjunta de Gestão de Pessoas da Seplag, Miramar Oliveira.

Academia de Novos Líderes

Os selecionados participarão de 16 módulos de desenvolvimento de competências durante o ano de 2019, totalizando 320 horas. Entre os conteúdos abordados estão: coaching executivo, negociação, gestão de processos, gestão de conflitos, liderança, inteligência emocional, entre outros. O curso é oferecido na modalidade presencial na Escola de Governo.

A primeira turma da Academia de Novos Líderes foi capacitada durante o ano de 2018, e contou com uma média de 93% de frequência, dado que reflete o interesse e dedicação dos participantes. Ao final do curso, os 26 alunos desenvolveram 10 projetos de inovação que serão implementados nos órgãos de origem desses servidores no ano de 2019, fomentando a cultura de aplicação de conhecimentos adquiridos.

De ex-aluna à facilitadora, Vanda Helena da Silva, servidora da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz), afirmou que o curso é um indutor de mudanças na cultura e comportamento do serviço público. “Eu sempre digo que nós precisamos ser a mudança que queremos ver no mundo, então o que aprendi quero compartilhar”. Vanda preside o Conselho de Ética Pública do Estado de Mato Grosso e irá ministrar o módulo Ética na Administração Pública.

?



Fonte: Lorena Bruschi e Nayara Takahara | Secom e Seplag