COPA 2014

Governo do Estado nomeia novos auditores para acompanhar obras da Copa

Quinta-feira, 09 de fevereiro de 2012 | Publicado às 20h00

A A

Edson Rodrigues - Secopa/MT

Foi publicado no Diário Oficial do Estado que circula nesta quinta-feira (09.02), por meio do Ato 6.176/2012, a nomeação de três candidatos aprovados no último concurso para Auditor do Estado, perfil Engenheiro Civil. Os novos servidores reforçarão a equipe de auditores públicos internos do Poder Executivo que fiscalizam as obras relativas ao mundial de 2014. O prazo para posse é de 30 dias, contados da data de publicação do Ato.

Segundo o secretário auditor geral em substituição, Emerson Hideki, a nomeação dos aprovados demonstra o compromisso do governador Silval Barbosa em garantir que as obras da Copa do Mundo aconteçam respeitando os critérios técnicos e legais existentes. "A posse dos novos servidores vai possibilitar um acompanhamento ainda mais efetivo dos trabalhos, garantindo à população mato-grossense a transparência necessária e a certeza de que os projetos atenderão a boa técnica", destaca.

A chegada de mais três profissionais da área de engenharia vai agilizar ainda mais os trabalhos desenvolvidos pela AGE na Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa). Os servidores da Auditoria Geral que atuam no órgão têm concentrado seus esforços na análise dos termos de referência e editais de obras e serviços de engenharia que estão sendo lançados, como é o caso do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), bem como na revisão dos projetos executivos contratados, além de auxiliar no processo de gestão interna e prestação de contas.

Isso, segundo o secretário adjunto de Infraestrutura da Secopa, Marcelo Oliveira, tem contribuído para que as obras saiam definitivamente do papel e comecem a ser executadas. Para ele, a atuação concomitante pela equipe de auditoria traz uma maior lisura e transparência aos processos envolvendo as obras para o Mundial de 2014. "Se algo neste processo sair errado é porque alguém não seguiu alguma orientação dada pela Auditoria preventivamente", destaca.

Para o secretário adjunto Executivo da Secopa, Maurício Guimarães, os auditores têm atuado em três vertentes muito importantes, que são a auditagem prévia, a definição de padrões das melhores práticas e a capacitação, mesmo que de forma indireta, dos técnicos da Secretaria. Segundo ele, a qualidade dos servidores que compõem a unidade de auditoria permitiu ao órgão criar mecanismos que agilizassem os trabalhos, melhorando a eficiência das ações desenvolvidas.

VLT

No último mês de janeiro, a Auditoria Geral do Estado designou todos os seus auditores que atuam na área de obras no Estado para realizarem a revisão do Termo de Referência e do edital de licitação do novo modal de transportes de Cuiabá e Várzea Grande, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Os trabalhos, desenvolvidos em conjunto pelos auditores da Superintendência de Auditoria de Obras e Serviços de Engenharia e da Unidade de Auditoria Especializada da Secopa, possibilitarão o lançamento do processo licitatório nos próximos dias.


Fonte: ZEQUIAS NOBRE - Assessoria/AGE-MT