VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR

Seplag apresenta política para o desenvolvimento profissional do Estado

Terça-feira, 21 de maio de 2019 | Publicado às 23h11

A A

Coordenadora de Desenvolvimento e Valorização Profissional da Seplag, Flavia Soares. - Foto por: Christiano Antonucci | Secom

A Secretaria de Planejamento e Gestão de Mato Grosso (Seplag/MT) apresentou na manhã desta terça-feira (21.05) as ações da política que está sendo traçada para o desenvolvimento profissional do Estado de Mato Grosso. A apresentação foi realizada pela Coordenadoria de Desenvolvimento e Valorização Profissional da Seplag para gestores das unidades de ensino e de gestão de pessoas do Executivo.

“O desenvolvimento de pessoas compreende temas afins como a qualidade de vida, a qualificação, o dimensionamento da força de trabalho, entre outros assuntos. Otimizar a força de trabalho para tornar a gestão pública mais eficiente é apenas um dos objetivos dessa política”, afirmou durante a abertura do evento o secretário da Seplag, Basílio Bezerra.

O programa banco de talentos está entre as ações voltadas para o desenvolvimento profissional do Estado. A ideia é que um sistema faça o mapeamento do perfil de trabalho de todos os servidores públicos estaduais levando em conta seus conhecimentos e habilidades para atividades estratégicas e específicas.

Outro projeto idealizado e que está em fase de implementação piloto na Seplag e na Secretaria de Educação trata sobre o desenvolvimento de competências que, por meio de um mapeamento, tem como principal objetivo alinhar as necessidades da administração pública com as dos servidores.

Também está entre as ações a de promover um ambiente de aprendizagem, uma espécie de laboratório de inovação, para incentivar boas práticas no serviço público; e a de criar um banco de boas práticas para que servidores possam compartilhar suas ideias para inovar na gestão pública. Na ocasião, ainda foi apresentado o primeiro módulo de melhorias implementadas no Sistema Estadual de Administração de Pessoal (Seap) do governo do Estado e debatidas reformulações no Decreto n° 2.347/2014.

“A ideia é inovar na gestão pública e a política apresentada para os servidores é um projeto que tem muito a acrescentar para o Estado, como a ação banco de talentos, cujo foco são as pessoas certas nos locais certos”, frisou a secretária adjunta de Gestão de Pessoas da Seplag, Miramar de Oliveira.

De acordo com a secretária, o evento desta terça é um desdobramento do Fórum Estadual de Gestão de Pessoas realizado pela Seplag, em março deste ano, e que reuniu mais de 150 gestores das unidades de recursos humanos de diferentes órgãos públicos. Na oportunidade, foi apresentado e debatido um protocolo de intenções que teve como objetivo formalizar a finalidade das unidades de gestão de pessoas na implementação das políticas de aperfeiçoamento da área.

Para a coordenadora de Desenvolvimento e Valorização Profissional da Seplag, Flavia Soares, o objetivo do evento também foi agregar as áreas envolvidas para promover o dinamismo e gerar economicidade para o poder público. “Além disso, a realização gera a valorização do servidor que percebe que o seu trabalho tem efeito e traz resultado para a organização”, ressaltou.