EDUCAÇÃO

Pronatec amplia atendimento em 2012

Quarta-feira, 08 de fevereiro de 2012 | Publicado às 19h20

A A

Governo do Estado, em parceria com SENAI e governo federal, oferece curso Auxiliar administrativo do Pronatec - Foto: MARGOS NEGRINI - Secom/MT

O ano de 2012 começa com novidades para alunos do Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e beneficiários dos programas federais de transferência de renda em Mato Grosso interessados em cursar o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Uma dessas inovações é quanto à idade para adesão, que pode ser feita já aos 16 anos. O interessado poderá ainda realizar o Curso de Formação Inicial (FIC) e, sequencialmente ao término dessas atividades, poderá se inscrever em um dos cursos técnicos ofertados pelo programa. O Pronatec é realizado em parceria entre Governo Federal, Estado, Sistema S e Institutos Federais de Educação. Em Mato Grosso é ofertado em 23 cidades, com possibilidade de ampliação este ano.

"Em decorrência da demanda fizemos uma consulta ao Ministério da Educação (MEC) e recebemos as boas novas hoje. Oportuno dizer que ainda possuímos vagas abertas e que algumas turmas iniciarão os trabalhos na próxima semana", explica Elissandra Vaz Santos, coordenadora do Pronatec em Mato Grosso.

São mais de 40 opções de Curso de Formação Inicial (FIC) com duração de 160 horas/aulas. Nesses são ofertadas qualificação profissional nas áreas de informática, vendas, auxiliar administrativo, construção civil, entre outras. Já os cursos técnicos possuem carga horária de 800 horas e oferecem vagas para técnico na área de segurança, análises químicas, e outros. Mato Grosso ofertou 7.230 vagas para FIC e outras 2.840 em cursos técnicos.

Sucesso

Em razão da grande procura, muitas turmas já estão fechadas em diversas cidades. Na próxima segunda-feira (13.02), na sede do Senai (na Avenida 15 de Novembro), em Cuiabá, começam as aulas de 40 inscritos no Curso Técnico de Segurança do Trabalho. "A quantidade de inscritos é tamanha que teremos de abrir uma segunda turma com mais 40 alunos. No interior do Estado também recebemos a solicitação de mais 120 vagas só para a região de Sinop, mas ainda possuímos vagas nos cursos destinados ao ramo da construção que está em ampla expansão", explica Elissandra.

O Pronatec é mais uma estratégia para garantir o acesso à educação e qualificação profissional. Cabe à Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT) realizar o papel de parceiro, realizando a inscrição dos estudantes da rede estadual interessados em participar. "Estamos trabalhando na nova pactuação para 2012 e os parceiros terão que elaborar um plano de acompanhamento pedagógico desses estudantes", completa a coordenadora. 


Fonte: PATRÍCIA NEVES - Assessoria/Seduc-MT