AÇÃO SOCIAL

Reunião lança Ação Integrada Mão Amiga contra as drogas em Várzea Grande

Quinta-feira, 02 de fevereiro de 2012 | Publicado às 14h48

A A

Sejudh promove reunião em Várzea Grande para discutir o Projeto Mão Amiga - Foto: Meneguini/Secom-MT

Uma reunião realizada nesta quarta-feira (01.02) no gabinete da Prefeitura de Várzea Grande, definiu o lançamento da Ação Integrada Mão Amiga no município. A ação faz parte do Programa Estadual de Enfretamento as Drogas, ação do Governo do Estado coordenada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).

O secretário adjunto de Justiça da Sejudh, Genilto Nogueira, explicou que durante a reunião foi implantado o Conselho Municipal Antidroga e também foram discutidas questões para resolver o problema em Várzea Grande. "Nós queremos resolver o problema, mas não promovendo uma higienização. Vamos fazer um acompanhamento das pessoas", disse.

O prefeito de Várzea Grande, Sebastião Gonçalves, disse que este é um período oportuno para a discussão. "Precisamos ter um pouco de paz e responder os anseios da população", disse. A Ação Integrada também contará com a participação da Defensoria Pública do município, do Ministério Público e Câmara Municipal de Várzea Grande.

Estiverem presentes na reunião, membros do Poder Executivo municipal e estadual, do Poder Judiciário e da Sociedade Civil. O Plano de Enfrentamento às Drogas foi instituído pelo Decreto 718 do Executivo Estadual, publicado no Diário Oficial, em 26 de setembro de 2011. Ele apresenta 44 ações de enfrentamento à questão das drogas, distribuídas em quatro eixos: prevenção e educação; atenção ao usuário e dependente; repressão ao tráfico; e financiamento das ações.

Participam do Plano e integram o Comitê Gestor as secretarias estaduais de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Segurança Pública (Sesp), Educação (Seduc), Saúde (SES), Trabalho e Assistência Social (Setas) e de Comunicação Social (Secom). Estas secretarias deverão destinar 1% do montante total dos recursos para a elaboração, implantação e execução das ações do plano. São parceiros das secretarias o Tribunal de Justiça, Procuradoria Geral de Justiça, Exército, Marinha, Aeronáutica e Polícia Rodoviária Federal (PRF).


Fonte: GUILHERME BLATT - Secom/MT