EDUCAÇÃO

Equipe Pedagógica da Seduc traça metas para 2012

Quinta-feira, 02 de fevereiro de 2012 | Publicado às 14h11

Técnicos da área Pedagógica da Seduc, acompanhados dos responsáveis pela Secretaria-Adjunta de Políticas Educacionais, estão reunidos desde o dia 30, no Hotel Fazenda Mato Grosso elaborando os rumos para a educação estadual a partir de 2012

A A

Técnicos da área Pedagógica da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), acompanhados dos responsáveis pela Secretaria-Adjunta de Políticas Educacionais, estão reunidos desde segunda-feira (30.01), no Hotel Fazenda Mato Grosso em atividade de elaboração dos rumos da educação estadual para 2012. A partir da avaliação do desempenho de 2011 serão traçadas metas para garantir e fortalecer a qualidade da educação.

"Consolidamos a construção e reforma de 90% das escolas, buscamos um equilíbrio orçamentário para garantir o pedagógico, tivemos um diálogo com o Sindicato dos Profissionais da Educação. No entanto, temos que nos organizar para garantir ainda mais a qualidade da educação que desejamos", disse o secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes, no início do evento.

"A educação não pode ser feita sem rumo e são as pessoas que conduzem esse caminho, por isso a importância deste encontro", destacou a superintendente de Gestão Escolar, Catarina Cortez, na abertura dos trabalhos. Também participaram as superintendentes de Formação, Diversidades e Educação Básica; Ema Marta, Débora Pedroti e Aidê Fátima de Campos, respectivamente.

Na oportunidade a secretária-adjunta de Políticas Educacionais, Fátima Resende, traçou os aspectos positivos e os não tão favoráveis para a Educação em 2011. Registrou na apresentação os avanços da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Ensino Fundamental, em que as séries iniciais e finais conseguiram apresentar desempenho significativo em relação aos demais estados brasileiros.

Por outro lado, destacou durante o desenho traçado da situação educacional de Mato Grosso, áreas como Ensino Médio e educação Indígena. Segundo ela, ambas merecerão atenção especial da Seduc, para que as fragilidades apresentadas na execução das ações sejam superadas. "Existem especificidades nessas modalidades que precisam ser trabalhadas para garantirmos a qualidade que desejamos", destaca Fátima.

Num segundo momento, a assessora especial Rosa Neide Sandes de Almeida apresentou as metas com foco na melhoria do pedagógico para 2012. São elas: fortalecer as relações sociais dentro das escolas, consolidar a proposta de organização curricular e avançar na Educação de Jovens e Adultos com foco no Programa Brasil Alfabetizado (PBA).

Ela ainda disse que é preciso garantir a escolaridade nas aldeias com a educação multicultural, garantir a educação dos jovens do Campo, com foco na permanência na região, focar a Copa do Mundo como oportunidade para aprimorar o ensino de línguas e educação ambiental. Essas são algumas das metas a serem trabalhadas e discutidas pela equipes, que formarão grupos de trabalho após o evento, para discussão e aprimoramento. O resultado será a formulação dos objetivos em cadernos de metas.


Fonte: ROSELI RIECHELMANN - Assessoria/Seduc-MT